ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diagnóstico de gestação em ovinos e caprinos através de ultra-som

POR LIVIA R. SACCAB

E CAMILA G. MONTEIRO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/01/2009

3 MIN DE LEITURA

5
0
A criação de pequenos ruminantes vem ocupando espaço cada vez maior na economia brasileira, e a rápida multiplicação de animais com características zootécnica e geneticamente desejáveis constituem-se num caminho obrigatório para o aumento da produtividade. Com o objetivo de melhorar os índices de exploração e torna-los mais racionais, há necessidade de modernização e utilização de novas técnicas que otimizem o manejo do rebanho.

Dessa forma métodos eficientes de controle reprodutivo são, cada vez mais necessários para aumentar a produtividade do rebanho, uma vez que esta encontra-se diretamente, relacionada a eficiência reprodutiva. A ultra-sonografia é um dos métodos que estabelece uma nova dimensão para a reprodução animal, permitindo o diagnóstico precoce da gestação, o acompanhamento do desenvolvimento embrionário e fetal, a enumeração e sexagem fetal, acompanhamento da organogênese, a viabilidade fetal e a avaliação de processos patológicos do aparelho reprodutor e da atividade ovariana, a identificação de situações adversas, como o aborto.

Atualmente, várias técnicas de diagnostico de gestação em pequenos ruminantes já foram descritas. Estas incluem o uso de diferentes instrumentos de ultra-sonografia com transdutores aplicados externamente ou via intra retal.

A ultra-sonografia permite a realização do diagnóstico precoce de gestação que é indispensável para o controle da fertilidade das matrizes, permitindo a redução do intervalo entre partos e manejo adequado , resultando em maior eficiência reprodutiva do rebanho. Este método permite, por exemplo, eliminar do rebanho fêmeas não gestantes ou com problemas reprodutivos, reduzindo gastos com alimentação destes animais.

O diagnóstico precoce e a habilidade de quantificar os fetos são úteis para um manejo nutricional adequado no final da gestação. Uma alimentação adequada minimiza perdas reprodutivas e maximiza a eficiência de conversão alimentar e retorno econômico, otimizando peso ao nascimento, ganho de peso e sobrevivência dos produtos.

A acurácia do diagnóstico precoce de gestação varia muito e depende de alguns fatores, tais como: tipo e freqüência do transdutor, repetição do exame, idade, raça e número de parições dos animais, dias pós-cobertura ou inseminação, exame dos ovários e a experiência e as condições de trabalho do técnico.

Deste modo, no primeiro mês de gestação (25º ao 30º dia) e com o animal mantido em estação, o transdutor de 5,0 MHz permite a visualização, da presença de fluido uterino, vesícula embrionária, placentomas, embrião e batimentos cardíacos quando é corretamente posicionado na região inguinal, próximo da glândula mamária, devendo-se atentar para possíveis perdas embrionárias precoces. O período ideal para a confirmação da gestação esta situada entre o 40º e o 50º dia em decorrência, além das características acima descritas, dos movimentos fetais passarem a ser observados e as gestações múltiplas poderem ser diferenciadas das simples.

A partir dos três meses de gestação, a visualização do feto por via transcutânea abdominal somente é possível com transdutores de baixa freqüência (3,0 MHz ou 3,5 MHz), sendo a varredura realizada e devidamente umectado para que se tenha uma boa transmissão das ondas ultra-sônicas. Serão observadas apenas partes do feto (sombra refletida das costelas, batimentos cardíacos. estomago, cordão umbilical, etc) que completarão a tela e deverão ser devidamente interpretadas pelo operador.

Também há vários parâmetros ultra-sonográficos para se predizer uma morte embrionária, tais como: qualquer achado que indique uma anormalidade no desenvolvimento fetal, aumento da ecogenicidade do fluido da vesícula embrionária, irregularidade da parede da vesícula embrionária e o endométrio e a parada do batimento cardíaco, precedido por uma bradicardia, que é o mais seguro sinal para a determinação da morte embrionária e fetal.

Considerações finais

Entre os métodos até hoje utilizados e descritos para comprovação de gestação de ovinos e caprinos, a ultra-sonografia é o mais precoce, seguro e pratico, se bem executado.

Essa ferramenta permite o diagnostico precoce de gestação e a sexagem fetal. Assim promove um significativo ganho de tempo na identificação das matrizes vazias e, se bem orientado, promove um real aumento da produtividade do rebanho, aumentando o retorno financeiro da atividade pecuária

Referencias bibliográficas

2 - Avaliação ultra-sonográfica do crescimento fetal em caprinos
D.M.B Souza; A. Wischral; E. Faria ; M.M.P. Guerra; J.C. Reis; Z.F.Coleto
Rev. Bras. Reprodução Animal., v.26, n.1,p.31-36,jan./mar. 2002

4 - Diagnóstico de gestação em pequenos ruminantes por ultra-sonografia de tempo real
Chalhoub, M.: Ribeiro Filho, A. de L.
Rev. Bras. Reprodução Animal., supl. 5, out. 2002

9 - Diagnóstico de gestação em ovinos através da ultra-sonografia.
E. Domingues e E.Trein
A Hora Veterinária - Ano 15, nº 87,set./out./1995

10- Acompanhamento ultra-sonográfico da Gestação em Grandes Animais - Parte 1
Cien. Agr. Saúde. FEA, Andradina, v.2,n.2, jul-dez,2002,p77-83

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAIRBAR EURÍPEDES DE MORAES

PITANGUEIRAS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 27/02/2009

Há cerca de duas semanas participei de uma aula prática de diagnóstico de gestação em ovinos e pude constatar a eficácia e a importância do exame; estão de parabéns as doutoras por explicarem tão claramente esse assunto e demonstrarem o quanto é viável esse diagnóstico. Espero que mais proprietários façam uso dessa técnica, que entre os pequenos produtores ainda é quase nula.
DANIEL DANTAS MARQUES

PATOS - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 26/01/2009

Gostei do artigo, muito tecnico e de fácil compreensão, uma maior enfase a falta de experiencia dos tecnico no diagnostico errado de gestação. PArabens autoras.
JAMILSON MACHADO DOS SANTOS

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - OVINOS/CAPRINOS

EM 22/01/2009

Parabéns as autoras.

Achei fundamental a relação, nutrição X reprodução
ANDRÉ LUIS ROCHA

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2009

Bom artigo!

Tenho usado dois tipos de sonda, 5.0 retal e 3.5 convexa, sendo que a retal só é utilizada via parade abdominal e nunca transretal.

Faço aproximadamente 1.200 animais por mês, se precisar tenho volume de animal para pesquisa.
SILDIVANE VALCÁCIA SILVA

RECIFE - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 22/01/2009

Muito bom o artigo, com boa linguagem e fácil entendimento. Parabens às autoras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures