ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proteção do patrimônio rural

POR CILOTER BORGES IRIBARREM

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/04/2009

4 MIN DE LEITURA

4
0
É necessário? É possível?

Existe no Brasil um grupo de pessoas que pertencem a alguns organismos não governamentais e até do próprio governo, mais os chamados Movimentos Sociais, que estruturados e organizados procuram de todas as maneiras depreciar e criminalizar o agronegócio do nosso país perante a população urbana brasileira, que representa mais de 80,00% de toda população humana nacional.

Para certos indivíduos, já que não podem ser chamados de cidadãos, o agronegócio brasileiro é perverso para a economia e antissocial para a população. Parte dos recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos brasileiros, são utilizados por estes indivíduos para fazerem com que o agronegócio brasileiro não cresça, utilizando-se de meios deploráveis, como invasões de propriedades rurais, trancamento de estradas, depredação do patrimônio, além de criar todas as dificuldades possíveis para inviabilizar a produção agrícola brasileira, como podemos ver atualmente em relação a legislação ambiental.

Embora todo o saldo positivo da balança comercial brasileira puxada pelo agronegócio, muitas vezes sentimos falta de uma posição firme dos poderes constituídos do nosso país com relação a este grupo de indivíduos desocupados, mas extremamente organizados e bem coordenados para agirem ilegalmente contra o agronegócio e a propriedade rural brasileira.

Estas considerações que acabamos de fazer, respondem a nossa pergunta.

É Necessário Proteger o Patrimônio Rural?

Sim.

O produtor rural brasileiro é um dos mais competentes na produção agrícola entre os países mais importantes do agronegócio mundial, mas ainda um pouco despreparado para proteger sua propriedade rural e os seus negócios legalmente.

Para proteger as propriedades rurais e os negócios, são necessários conhecimentos de ferramentas de Gestão, que permitem auxiliar numa boa Gestão Econômica e Financeira da empresa, além de uma Estruturação Patrimonial que torne as mesmas mais protegidas.

Estas ferramentas estão ligadas diretamente a uma reestruturação dos seguintes pontos:

• Fundiário
• Tributário
• Sucessório
• Societário
• Etc.

Dentro de uma reestruturação fundiária devemos levar em consideração e avaliar os seguintes aspectos:

• Vantagens das propriedades terem vários CCIRS junto ao INCRA;
• Vantagens das propriedades terem vários ITRs;
• Cuidados com o preenchimento das Declarações de ITR, principalmente em relação as áreas adquiridas por compra ou recebidas por sucessão a partir de 1997;
• Vantagens com relação a uma futura venda de parte ou de toda propriedade;
• Vantagens de ter as propriedades fracionadas em relação ao INCRA e Secretaria da Receita Federal sem alterar a escala de produção.
• Diagnósticos pontuais que permitam avaliar a Função Social da propriedade para que esta esteja preparada, caso ocorra uma Vistoria ou Processo Administrativo por parte do INCRA;
• Certificação dos imóveis;

Tributariamente devemos levar em consideração e avaliar os seguintes pontos:

• Estamos declarando corretamente nossa Declaração de Imposto de Renda?
• Resultados
• Variação Patrimonial
• Relação dos bens
• Valor dos bens
• Durante o ano fiscal acompanhamos as conseqüências das nossas tomadas de decisões com relação a pagamentos dos impostos e origens de recursos?
• Conhecemos qual a melhor forma de estruturarmos as relações familiares e comerciais envolvidas com o nosso negócio agrícola para diminuir o custo da carga tributária?
• Existe conhecimento de como proceder na venda de um imóvel rural com o objetivo de diminuir o imposto do Lucro Imobiliário?
• Existe conhecimento de qual o melhor período do ano para comprar uma propriedade rural?
• Existe conhecimento de como tem que ser feito o documento de compra de uma propriedade rural que tenha infraestrutura?
• Existe conhecimento de como deve ser declarado corretamente o ITR, destacando-se o ano de aquisição de uma propriedade?
• Existe conhecimento de qual a melhor forma de transmitir a propriedade rural de pais para filhos?
• Existe conhecimento das vantagens tributárias que poderão ter as explorações, sendo feitas através de uma parceria Pessoa Física e Pessoa Jurídica?

Estruturação sucessória

• Melhor forma de transmissão da terra de pais para filhos com relação a ter menores custos e maior proteção patrimonial.
• Vantagens com relação a ITR.
• Maior alavancagem na tomada de crédito rural.
• Maior proteção com relação a unidade familiar.
• Melhor organização do negócio que traz como benefícios uma melhor gestão e uma maior participação da família na condução do mesmo.

Poderíamos seguir tratando de inúmeros outros pontos que bem orientados e implementados corretamente, contribuiriam para proteger o patrimônio com relação a ações provenientes de terceiras pessoas, além de diminuir custos, atritos e pendências jurídicas que também são causas de desvalorização do patrimônio.

Certamente os produtores rurais brasileiros quando associarem a sua excelente capacidade de gestão da produção a gestão dos pontos tratados anteriormente, seus patrimônios não só serão protegidos como crescerão, assumindo parte ou todo de outros produtores que não tiveram a sensibilidade de perceber que uma empresa agrícola não é constituída somente de produção.

No mundo inteiro só ficam no campo os produtores mais eficientes e o Brasil não é diferente, pois em 1970, 44% da população humana era rural e 56,00% urbana, em 2005, 16% da população era rural e 84,00% urbana e a projeção da FAO para 2025 é que somente 9,00% da população brasileira será rural e 91,00% será urbana.

Assim como as informações de tecnologias de produção estão disponíveis para os produtores rurais utilizarem em suas propriedades, o mesmo acontece com relação as áreas fundiárias, tributárias e sucessórias, basta buscar estas informações através das entidades oficiais e das empresas e pessoas capacitadas em orientá-los.

Os comentários que acabamos de ver respondem a segunda pergunta que formulamos no início deste texto.

É Possível Proteger o Patrimônio Rural?

Sim.

CILOTER BORGES IRIBARREM

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO PASSAMANI

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/06/2009

Existe algum curso ou treinamento nesta área, dirigido ao produtor rural? O produtor deve buscar esse tipo de informação e conhecimento, tão necessário nos tempos atuais.

Abraços...
EUGENIO MARIO POSSAMAI

ÁGUA BOA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 09/05/2009

Onde obtemos todas essas informações? Nos orgãos oficiais? Nem todos os servidores conhecem. Abraços
LUIZ CARLOS DIAS

POÇÕES - BAHIA

EM 08/05/2009

Ótimo os questionamentos que devemos fazer para proteger o Patrimônio Rural. Pergunto: existe alguma bibliografia que trata dessas questões que pudesse ser indicada? Creio que uma parcela significativa trata esas questões de forma empiríca.
Agradeço,
ANTONIO SILVIO ABEID MOURA ( SILVIO MOURA )

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 07/05/2009

Como deve ser o documento de compra de uma propriedade com benfeitoria?

Existe época melhor do ano para compra de propriedade?

abraços

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures