ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O mercado doméstico da carne ovina no primeiro semestre de 2010

POR DANIEL DE ARAÚJO SOUZA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/08/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
Em 2009, o mercado do cordeiro fechou em valores positivos com relação aos preços praticados e a quantidade de animais abatidos, o que manteve o mercado aquecido e o consumo formal no patamar das 14 mil toneladas, apesar da queda no volume das importações.

Com isso, o ano de 2009 foi encerrado com o preço nominal do cordeiro atingindo o valor de 7,11 reais, permitindo que no período 2001-2009 houvesse um crescimento superior a 100% nas cotações de carne ovina, conforme o Gráfico 1.

Gráfico 1 - Evolução do preço do cordeiro, quilo carcaça.



A tendência observada acima têm-se mantido ao longo do primeiro semestre de 2010, com o preço semestral do cordeiro ficando 8,5 pontos percentuais acima do praticado em 2009, segundo o Gráfico 2, sustentando, dessa forma, o ciclo acelerado de alta que o setor tem experimentado nos últimos anos.

Gráfico 2 - Índice semestral de preço do cordeiro (2009=100).



Contudo, apesar da alta nos preços, o volume de animais abatidos neste primeiro semestre foi 18,2% inferior em relação a 2009 (Gráfico 3), ocasionando uma queda na produção doméstica em função de uma menor oferta de cordeiros de qualidade.

Gráfico 3 - Índice semestral de abates (2009=100).



Como consequência da baixa oferta de cordeiros no mercado em 2010, o patamar das cotações foi elevado nas diversas praças nos últimos meses, alcançado, no presente mês de agosto, o valor recorde de R$ 8,45/kg, no gancho, em Feira de Santana, de acordo com o Gráfico 4.

Gráfico 4 - Evolução mensal do preço do cordeiro em 2010, quilo carcaça.



Essa alta não é apenas um reflexo da retração na produção doméstica, mas também, de uma redução acentuada nas importações de produtos cárneos ovinos, principalmente do Uruguai. Seguindo a tendência de queda iniciada no ano passado, neste primeiro semestre de 2010, o volume das importações caiu quase 40% em relação a 2009, no entanto os valores dos produtos uruguaios aumentaram significativamente, mantendo um resultado negativo de apenas 10 pontos percentuais, como demonstrado abaixo (Gráfico 5).

Gráfico 5 - Índice semestral das importações de produtos cárneos ovinos (2009=100).



Como consequência direta da evidente baixa capacidade de fornecimento uruguaia, os valores de seus produtos apresentaram uma alta acentuada, fazendo com que a carne ovina importada perdesse a competitividade no mercado doméstico quando comparada com o cordeiro nacional, o que fica evidente na Tabela 1, com base em uma cotação média semestral do dólar de 1,7965.

Tabela 1 - Valores FOB para produtos cárneos ovinos uruguaios, semestre.



Com um valor médio no semestre de R$ 7,64, o cordeiro nacional ganha força para competir com praticamente todos os produtos relevantes importados do Uruguai, considerando que o preço sempre foi um ponto que favoreceu a carne ovina estrangeira.

No entanto, esse processo de desabastecimento do mercado doméstico acarreta em comprometimento do consumo, uma vez que a produção brasileira mantêm-se retraída até então e sem condições de tamponar a demanda existente nos grandes centros urbanos.

Apesar de fecharmos o semestre com recorde nas cotações, o prejuízo ao consumo doméstico devido à baixa oferta interna e externa parece inevitável.

Finalmente, chegou a hora de produzirmos!

DANIEL DE ARAÚJO SOUZA

Médico Veterinário, MBA, D.Sc., especializado no sistema agroindustrial da carne ovina. Consultor da Prime ASC - Advanced Sheep Consulting.

Facebook.com/prime.asc

Twitter.com/prime_asc

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDEMARIO MARQUES DE ALMEIDA

PINTADAS - BAHIA

EM 06/09/2010

Caro Daniel Araujo. Excelentes matérias veiculadas por vocês, muito tem contribuido conosco da atividade caprinovino e agroindústrias. Espero poder contribuir com o trabalho de vocês. Parabéns! Edemário Marques de Almeida/GERENTE/ Frigorífico do Sertão/Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda/www.cooap.com.br

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures