carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: otimização do uso da água é um dos desafios da ovinocaprinocultura

postado em 07/10/2013

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção de cabras e ovelhas cresce cada vez mais no Brasil e apesar das oportunidades de mercado, o setor precisa enfrentar vários desafios. “Em tempos de seca, o principal desafio que temos é otimizar o uso da água, um dos principais problemas atuais do nordeste e possivelmente um dos grandes problemas do país”, ressaltou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), Vinicius Guimarães, em entrevista ao programa Conexão Ciência.

Vinicius citou outros problemas que as instituições de pesquisa e os setores públicos e privados devem ficar atentos. A verminose é uma delas e, segundo ele, é um dos principais problemas sanitários que a caprinocultura e a ovinocultura enfrentam, além de ser um dos principais motivos de perdas econômicas do setor. Para ele é preciso garantir a sustentabilidade do sistema e contar com a pesquisa para gerar produtos de resultado que vão ajudar a enfrentar os desafios.

O pesquisador falou também sobre as linhas de pesquisa que a Embrapa trabalha e as ações prioritárias para alavancar o setor, como nutrição, sanidade e melhoramento genético animal. “Nós temos o Genecoc, que é um sistema online onde o produtor pode se cadastrar e fazer o controle do seu rebanho. O programa faz um cálculo matemático e indica quais reprodutores deverão acasalar com suas matrizes.” O pesquisador apresentou vários outros programas que ao longo dos anos estão dando ganhos à cadeia produtiva.

Para o futuro, o Vinicius comentou que já estão previstos alguns serviços online para técnicos e produtores para auxiliar na alimentação dos rebanhos e na informação sobre preços e tendências do mercado.

Assista a entrevista na íntegra, clicando aqui.

A reportagem é da Embrapa, adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Eduardo Delfito

Sumaré - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 15/10/2013

Boa tarde ,
estou querendo iniciar uma criação de ovinos e quero ter informações para a implantação e manejo pois ja estou adquirindo uns exemplares da raça ile de france.
Att.

gilenoribeirodesantana

Morpará - Bahia - Produção de ovinos de corte
postado em 17/10/2013

Com certeza a verminose è um dos gargalos da ovinocaprinocultura e tambèm a questão da alimentaça õ por isso quem estar começando aconselho que procure uma boa assistencia técnica .

José Pedro Ribeiro dos Santos

Tapaua - Amazonas - Ovinos/Caprinos
postado em 19/11/2013

Quero começar a criar ovinos, já tenho a estrutura montada, pasto (capim massai, piatã), abrigo, cercas, etc.  Qual a melhor raça para começar a criação? e  qual o grau de genética tantos para o macho quanto para as fêmeas. Estou no Amazonas. Seria a a raça Santa Inês? Grato. Ribeiro

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 20/11/2013

Bom dia  Ribeiro
Não sei qual sua área de pastagem,mas se vc não tem experiência com ovinos,procure visitar algumas criações,fazer cursos,enfim adquirir o máximo de informações e procure um técnico para que te de suporte e experiência e  aí compre ovelhas pode ser Sta Inês e um reprodutor Dorper ou White Dorper,eu prefiro o White pois padroniza mais o futuro rebanho. Pode ser um macho para 50 matrizes,mas diria a vc para trabalhar com as F1(1/2 sangue Dorper /sta Inês,pois são bem mais resistentes a  as próprias mães,e aí vc vai segurando as fêmeas e aumentando o rebanho gradualmente.

Ely Martins de LIma

Areia - Paraiba - Consultoria/extensão rural
postado em 16/02/2014

Caro amigo,visitei várias criações de ovinos no Nordeste Brasileiro e conversei muito com os criadores, uns que usam baixas tecnologias e outros que as utilizam mais sofisticadas. Muitos deles são técnicos da área de Ciências Agrárias a quem perguntei muito se era possível utilizar bebedouro tipo chupeta em ovinos, usado em suinocultura, e sempre permanecia a dúvida. Como aí em Sobral é uma referência a nível Nacional sobre a criação de caprino/ovino, respondam-me se é possível utilizar essa tecnologia em nossos rebanhos.
Sem mais, do amigo
Prof. Ely Martins de Lima   

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade