Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MG: Pif Paf abate ovinos e fomenta a atividade

postado em 06/06/2006

17 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O abate de ovinos no frigorífico Pif Paf, em Patrocínio, MG teve início em novembro passado, devido a uma necessidade observada pelo seu proprietário, Luiz Carlos Mendes Costa. "Em Minas Gerais a cadeia não estava completa, faltava um frigorífico inspecionado para comprar e beneficiar a carne", afirma o empresário, que também é ovinocultor.

A comercialização não era, porém, o único ponto fraco da cadeia produtiva. Faltava ainda capacitação da mão de obra, a fim de produzir uma carne padronizada, de qualidade e com fornecimento constante.

Por isso a Pif Paf desenvolveu, com a assessoria da médica veterinária Aurora Gouveia, professora da UFMG e atual presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais, o Programa Pif Paf de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Produtiva de Ovinos e Caprinos em Minas Gerais.

O programa regionalizou o estado em seis pólos, de acordo com a distância do frigorífico, condições das estradas e efetivo ovino. Em cada região, Aurora realiza uma palestra de mobilização, enfatizando os benefícios da criação de ovinos e caprinos.

Após 45 dias, a região recebe um ou mais mini-cursos, buscando difundir conceitos essenciais para a produção de ovinos e caprinos e com isso capacitar os futuros criadores. A iniciativa conta com o apoio das associações estadual e regionais de criadores e da Emater-MG na divulgação e na assistência técnica aos pequenos produtores.

Além da capacitação, o programa incentiva também a formação de núcleos para comercialização em escala e com regularidade de oferta.

A planta industrial da Pif Paf abate hoje 600 cordeiros por mês e tem capacidade de aumentar para 4800/mês, aumentando a freqüência de abates. O objetivo final da Pif Paf é a exportação e para isso a empresa já conta com inspeção federal e aprovação de sua planta para exportação.

Luiz Carlos Mendes acredita que no máximo em 10 anos o Brasil pode se tornar um importante exportador de carne ovina, atendendo mercados como o do Oriente Médio.

Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Paulo José Theophilo Gertner

Lauro de Freitas - Bahia - Médico Veterinário
postado em 07/06/2006


Muito bom, pela iniciativa e parabéns pela escolha da consultora, uma das maiores conhecedoras deste negócio no Brasil!

FÁBIO LAMOUNIER PAIM

LIMOEIRO DO NORTE - Ceará - Produção de leite
postado em 07/06/2006

Já iniciei em pequena quantidade uma criação desta atividade em Pará de Minas - MG e estava faltando exatamente esta importatíssima iniciativa da Pif Paf em fomentar a criação e abate no estado. Quanto a escolha da nobre consultora, só tenho que parabenizá-los e acredito que o futuro é certo.

Ernando Lopes

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 09/06/2006


Muito boa a iniciativa da Pif-Paf instalando este Frigorífico para abate de ovinos em Patrocínio-MG.

Desejo-lhes muito sucesso nesse empreendimento.

micaele da costa santos

aracaju - Sergipe - Estudante
postado em 17/06/2006

Maravilhosa iniciativa, e é exatamente um projeto desse que falta nas regiões de semi-árido do nordeste para incentivar cada vez as familias dessas localidades, já que a caprinocultura é uma atividade que se adequa muito bem as realidades presenciadas por esta população.

Breno Mechetti

Viçosa - Minas Gerais - Estudante
postado em 19/06/2006

Realmente uma iniciativa de extrema importância para alavancar a ovinocultura mineira. Pode eliminar um dos pontos de estangulamento da cadeia, mas são necessárias outras medidas de fortalecimento desta: incentivo aos atuais e potenciais criadores (o que já vem sido feito, como relatado).

Por meio do acesso do criador às tecnologias de produção e domínio do processo; política forte de marketing e comercializão dos produtos não somente para exportação mas para o mercado interno que vem apresentando crescimento de consumo; e principalmente, por parte do(s) frigoríficos, a melhor remuneração do produto aos criadores, o que normalmente não ocorre, podendo proporcionar-lhes ânimo, vontade de investir e evitar que abandonem a atividade por inviabilidade econômica.

Esse é o ponto chave da cadeia, os elos devem ser vistos como parceiros, devendo fracionar racionalmente as "fatias do bolo" para que todos se fortaleçam. Isso é o que espero para o futuro da nossa ovinocultura.

Breno Mechetti

Grazielle Balsalobre Cisneros

São Gonçalo do Sapucaí - Minas Gerais - Caprinovinocultura
postado em 03/07/2006

Parabéns à Pif Paf pela implantação do Frigorifico, ainda mais pelo Programa Pif Paf de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Produtiva de Ovinos e Caprinos em Minas Gerais.

Não adianta querer produto com qualidade, como o mercado esta exigindo. Os produtores ainda não estão trabalhando com esse conceito de qualidade de carcaça, por isso esse programa vai ser de extrema importância no desenvolvimento e sucesso para a caprinovinocultura de Minas Gerais.

Parabéns mais uma vez, e acreditamos que a caprinovinocultura é um grande mercado a ser explorado. Sucesso garantido.

José Romeu Kruger Nunes

Toledo - Paraná - Produção de leite
postado em 14/05/2007

A iniciativa de incentivar a produção de ovinos, organizando a cadeia produtiva, é uma ação louvável e empreededora. Parabéns.

teixeira

Guarulhos - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 16/04/2012

Parabens  pif paf pela implantação deste frigorifico em minas gerais. Eu emparticular acredito que a atividade na criação de ovinos alem de gerar emprego ser baste lucrativa pricipalmente p/ as pequenas propriedades

wells martins

São João Batista do Glória - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 18/06/2012

Wells Martins
S.j.Batista do Gloria MG
Parabens a Pif Paf,estou começando uma criação de ovinos sabendo que tem uma venda garantida ao frigorifico já é um bom começo

Luciano Piovesan Leme

Barbacena - Minas Gerais - OUTRA
postado em 20/06/2012

Quando vi esta postagem logo vi que tratava-se de "coisa antiga", a Pif Paf não foi à frente com este projeto e atualmente não abate nenhum cordeiro em MG, importando 100% dos produtos que hoje comercializa no mercado nacional.

Luciano Piovesan Leme
Presidente do NUCCORTE

AURÉLIO LUIZ SANTOS

Sorocaba - São Paulo - Food service
postado em 03/01/2013

Parabens, Pif Paf: Sr. Luiz Carlos

  Sugiro implantaçaõ da rastreabilidade dos rebanhos, para um maior controle e armazenamentos dos dados: e facilitando assim melhor manejo e dando maior garantia para os Criadores.

Aurélio Luiz Santos  Sorocaba 15-32811494 15 9693-9342

auauzimfoods@hotmail.com    www.animalltag.com.br
  

lucimar soares de carvalho

Viçosa - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 24/01/2013

Parabéns  Pif Paf  pela implantação deste  Frigorifico em Patrocino   Minas Gerais . E desse projeto que falta para região  da zona  da mata  incentivar  os pequenos criadores de  ovinos  é isso  é o que espero  para o futuro .

lucimar soares de carvalho

Viçosa - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 24/01/2013

Parabéns Pif Paf  pela  implantação  deste frigorifico   em  Minas Gerais.

Thays Grezzi Urt

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Produção de ovinos
postado em 29/01/2013

Parabens Pif Paf pelo Frigorifico em Patrocinio, Minas Gerais. Espero que não tenha distinçao de raças e que o produtor receba pelo cordeiro o valor justo, pois senão os produtores não incentivarão em fazer cordeiros profissionalmente.
Em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, precisa de incentivo, pois aqui a criaçao de ovinos esta muito devagar, muitos produtores criam mas tudo informal.
A minha criaçao está bem organizada como sempre foi, mas continuo vendendo em pequena escala, gostaria de ampliar mas na certeza de melhores retornos.

sanders moraleida rosa

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 21/03/2013

Muito bom esse incentivo da pif paf , pois pretendo começar uma criação  de ovinos de carne na região próxima a carangola.

jose rejany castro

Montes Claros - Minas Gerais - Revenda de produtos agropecuários
postado em 05/05/2013

gostaria de saber a unidade frigorifica de oninos, mais proxim a de MONTES CLAROS MG
E, qu
al o minimo de animais para abate bem como opreço medio de cada animal grato jose rejany castro

milton celio campos junior

Barra do Piraí - Rio de Janeiro - Produção de leite
postado em 13/12/2013

gostaria de iniciar nesta atividade porem minha região não tem a cultura da ovino cultura, queria saber como criar e onde vender pra quem.  

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade