Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Vale do Paraíba: criadores de caprinos e ovinos buscam união para fortalecimento dos negócios

postado em 06/06/2014

10 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na busca por mais competitividade no mercado, um grupo de 16 criadores de ovinos e caprinos do Vale do Paraíba uniram forças e criaram uma Central de Negócios. Com apoio do Sebrae-SP, a entidade prevê ações conjuntas de compra, venda e troca de tecnologias, para reduzir custos, padronizar a qualidade e criar uma marca para a carne produzida na região.

“Para fazer parte do grupo o empresário assumirá o compromisso de seguir as regras e condutas estabelecidas em todas as fases da produção, pois isso será uma garantia ao mercado consumidor que ele está adquirindo uma carne com um alto padrão de qualidade e segurança”, explicou Gerardo Hauszler, presidente da Central de Negócios.

Criada em março de 2013, a entidade reúne empresários das cidades de Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Pindamonhangaba e Taubaté. Juntos os empresários mantêm uma produção anual de aproximadamente quatro mil cabeças, que já abastecem restaurantes e açougues no Vale do Paraíba Paulista, Grande São Paulo e Litoral Sul Fluminense. Mas a meta é expandir ainda mais o alcance do produto, com a busca de novos mercados. “A opção pela Central de Negócios possibilita a esses empresários estabelecer métodos de compra e venda conjuntas que fortalecem o grupo, pois podem concorrer de igual com grandes produtores, mas sem inibir o desenvolvimento individual de cada marca”, disse Felipe Rimkus, consultor de agronegócio do Sebrae-SP.

Com um sabor diferenciado da carne bovina, o cordeiro vem ganhando cada vez mais espaço na mesa do brasileiro, apreciado principalmente por chefes de restaurantes de alto padrão. “Por isso a criação dos animais se tornou um negócio promissor e o Vale do Paraíba tem se despontado devido ao rígido padrão de produção implantado aqui”, explicou Rimkus.

Dia de Campo

No último dia 31 de maio o grupo realizou um Dia de Campo, com palestras de especialistas em nutrição animal, controle sanitário e qualidade da água. O encontro contou com apresentações dos zootecnistas Ana Carolina Zara, da Mcassab e Octaviano Alves Pereira, da Novartis, além de Rocco Ansante, da empresa Hidroall.

“O evento foi um sucesso, pois além a trazer informações técnicas importantes, nos permitiu dar continuidade em um dos fundamentos do grupo que é a troca de experiência entre os integrantes, visando a meta de padronizar a qualidade da produção e criação de uma marca regional”, contou Gerardo Hauszler.

O Encontro também serviu para definir as próximas ações da entidade. “Nosso objetivo agora é formalizar a Central de Negócios, com a criação da pessoa jurídica e as normas internas do grupo, definindo os direitos e obrigações dos integrantes, além da nossa relação os agentes externos, como fornecedores, compradores e órgão públicos”, elencou Carlos Otávio Lacerda, secretário da Central.

Outro objetivo é promover a divulgação do Cordeiro Serrano, nome dado a carne produzida no Vale do Paraíba. “Nossa carne é apreciada em restaurantes requintados de São Paulo, mas ainda é pouco conhecida aqui na região onde ela é produzida, por isso é preciso intensificar a divulgação e desmistificar essa ideia errada de que é um artigo de luxo, pois o preço é acessível a todos”, disse o produtor Artur Santos proprietário da Fazenda Real da Bocaina que acolheu o evento.

Para conhecer e participar das ações das Centrais de Negócios do Sebrae-SP, basta entrar em contato pelos telefones 0800-570 0800 ou diretamente no Escritório Regional de Guaratinguetá (12) 3132-6777.

 

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Haroldo Fleischfresser

Cunha - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 07/06/2014

Foi realmente um evento muito importante para todos, permitindo uma rica troca de informações técnicas em um ambiente de muita cordialidade e cooperação! Agradecemos muito ao Artur e Denise por terem permitido a realização do evento na sua propriedade.

josé saraiva

Atibaia - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 09/06/2014

Parabéns pela iniciativa.
Gostaria de telefone do grupo do cordeiro serrano para contato.

José Saraiva

Hernandes Medrado Filho

Marcionílio Souza - Bahia - Produtor Rural,Consultor credenciado SEBRAE
postado em 09/06/2014

Excelente Organização de Produtores que os tornam competitivos,com a diminuição de custos de produção,troca de experiencias e a identificação geográfica do produto Cordeiro Serrano.
Fico muito Otimista quando vejo atitudes como esta,que nos faz acreditar na atividade através da Organização competitiva de Produtores.Só assim a "coisa" anda.

Jardel José Busarello

São José dos Campos - São Paulo - Consultor em Agronegócios - SEBRAE SP
postado em 09/06/2014

Parabéns a todos envolvidos, em especial ao colega Felipe Rimkus (Sebrae SP).
Vida longa a Central....

Walderi Francisco de Carvalho OLiveira

Palmas - Tocantins - Produção de ovinos de corte
postado em 09/06/2014

Esse é sem dúvida o caminho para que a atividade cresça e se torne estável economicamente.isso é o que deve ser estimulado em outras regiões, principalmente no nordeste onde há tradição na criação de ovinos porém, na grande maioria de forma desorganizada.

josedeagrela

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 10/06/2014

Sou pesidente da accorb [associaçao dos criadores de caprinos eovinos da região bragantina ] com 17 municipios em são paulo mais tres do sul de minas extrema toledo e munhoz . gostei muito da ideia de criar  uma nova forma de trabalho para ajudar incentivar novos criadores,provando que a criaçao é viavel .  Estamos a disposição desta entidade desejando bons negocios e aproveitando para convida-los  para a nossa oitava exposição do dia 22 a 28 de setembro 2o14 no parque de exposições em Bragança paulista, representando as raças de ovinos e caprinos e juntos com a capripaulo a nacional das raças leiteiras e torneio leiteiro confirmado de acordo com a capripaulo- jose de agrela [accorb@hotmail.com.]

Marisa Caiado Castro

Londrina - Paraná - Produção de leite
postado em 10/06/2014

Parabens pela iniciativa. Unidos certamente estarão mais fortes.Sucesso

Patrick Louis

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 11/06/2014

Este dia foi MUITO bom, bem organizado e com palestras muito interessantes (intervenientes de alto nível). Querendo me juntar ao grupo de criadores, deu mesmo muita vontade e me incentivou mais ainda. Parabéns especiais à Denise e Artur da Fazenda Real da Bocaina que nos acolheram e que possuem uma criação de alto padrão. Patrick Louis

Gerardo Hauszler

Guaratinguetá - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 12/06/2014

Desde já meus agredecimentos aos produtores que trabalharam para que todos pudessemos usufruir deste dia de campo. Agradecimentos especias a Denise e Artur por ter cedido o espaço para o evento. Vamos continuar trabalhando juntos para benficio de todos.  

Maria

Lavrinhas - São Paulo - Produção de caprinos de leite
postado em 26/05/2015

Gostaria de ter informaçoes ,sobre criadores de cabras leiteiras.
    Sou  de Lavrinhas aqui no vale do paraiba. Tenho  muita dificuldade para a colacaçao;
  do leite de cabra. Estou quase desistindo das c abras. Meu e-mail neidejose@gmail.com
      At Maria Neide

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade