Você está em: Comunidade > MyPoint > Blog

Receitas irresistíveis com queijo feta

Por Raquel Maria Cury Pereira, FarmPoint - postado em 14/01/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

Os amantes de queijo poderão se deliciar com essas duas receitas preparadas com exclusividade pelo Semlactose em parceria com a Casa da Ovelha para este verão. Ambas são preparadas com queijo feta, um queijo feito com leite de ovelha, com baixo teor de gorduras e sem lactose. A primeira receita é uma pasta de tomates secos com alho poró e a segunda, uma pizza crocante com massa sem glúten e cobertura de abobrinha, presunto parma e hortelã. Coloque o avental e as mãos na massa!

Sobre o feta

De origem grega, o queijo feta é elaborado a partir do leite de ovelha ou da mistura dos leites de ovelha e cabra. Esses animais vivem em regiões montanhosas e se alimentam de arbustos e ervas aromáticas, o que confere um sabor peculiar ao queijo. Seu processo de maturação natural faz com que a lactose seja totalmente eliminada pela cultura de lactobacilos utilizados na produção do queijo.

Pasta de queijo feta com tomates secos e alho poró

Uma pasta cremosa e com baixo teor de gorduras, ela pode ser servida com pães, ou como um dip para mergulhar palitos de cenoura e pepino.

INGREDIENTES

-100g de queijo feta cortado em cubos;
-4 tomates secos;
-3 colheres de sopa de alho poró cortado em fatias finas;
-100g de creme de soja.

PREPARO

Coloque o queijo, os tomates e o alho poró no processador ou liquidificador e bata bem. Adicione aos poucos o creme de soja até formar uma pasta homogênea. Conserve em pote fechado na geladeira.

Pizza crocante

Para quem achava que pizza estava fora do cardápio dos intolerantes à lactose ou dos celíacos, está muito enganado. Essa pizza foi elaborada com uma mistura de farinhas sem glúten e a massa fica crocante como das pizzas de farinha de trigo. O queijo feta, apesar de ter uma textura mais firme, derrete bem na pizza e dá um gostinho muito especial.

INGREDIENTES DA MASSA

- 500g de mistura de farinhas sem glúten*;
- 1 1/2 xícaras de água morna;
- 1/2 xícara de óleo vegetal;
- 10g de fermento biológico;
- 1 colher de sal;
- 1 colher de açúcar.
 
PREPARO

Em um copo, coloque o fermento, o açúcar e o sal, adicione um pouco de água morna e deixe descansar até a mistura aumentar de volume.

Em uma vasilha grande, adicione a farinha sem glúten, a mistura de fermento e o óleo. Misture com as mãos e vá acrescentando, aos poucos, a água morna. Lentamente, a mistura se transforma em uma massa homogênea e o ponto certo é quando ela desgruda dos dedos. Separe a massa em 5 partes (ela irá render 5 discos de pizza).

Com um rolo, abra a massa e finalize com os dedos, suavemente, para que a massa da pizza fique bem fina. Asse-a em forno pré-aquecido por 10 minutos.

COBERTURA (para 1 pizza)

- 5 colheres de sopa de molho de tomate sem pele;
- 100g de queijo feta ralado em fatias grandes;
- 1 abobrinha pequena em fatias finas;
- 2 fatias de presunto de parma;
- 3 galhos de hortelã fresco.

PRERARO

Antes de montar a cobertura da pizza, leve ao forno as fatias de abobrinha em uma forma untada com óleo e deixe as fatias dourarem por 10 a 15 minutos.

Com uma colher, cubra o disco de pizza com o molho de tomate, espalhe o queijo, adicione as fatias de abobrinha e presunto parma e leve ao forno médio por mais 15 minutos. Ao retirar a pizza, espalhe a hortelã fresca por cima e sirva.

*Você encontra a mistura de farinhas sem glúten em lojas especializadas em produtos naturais e alimentos especiais. A farinha utilizada para esta receita é da Beladri.

 

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade