A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Particularidades na alimentação de ovinos e caprinos

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 10/02/2012

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

A alimentação é um dos fatores de maior importância em qualquer sistema de produção animal pois por meio dela são fornecidos os nutrientes necessários para manutenção e produção dos animais. Entretanto, os gastos com alimentação podem alcançar 80% dos custos de produção, situando-se normalmente entre 50 a 60%, tornando-se fundamental a escolha criteriosa dos alimentos.

Assim, o pasto é a forma mais barata de se fornecer forragem em quantidade e qualidade, podendo ser uma boa estratégia na nutrição para ovinos e caprinos. No entanto, a qualidade e quantidade de forragem disponível durante o ano variam consideravelmente, tornando dificultosa a manutenção regular da lotação na propriedade. Mas, essa estacionalidade de produção pode ser resolvida de diversas maneiras, como, por exemplo, utilizando o pastejo diferido, a irrigação e volumosos suplementares. A escolha do sistema de produção mais adequado para cada situação necessita do conhecimento prévio das forrageiras e suas práticas de manejo.

A variedade de plantas que o caprino consome como forragem é bem mais ampla que a aceita por ovinos, resultando na possibilidade de uma exploração mais ampla da área de pastagem com a primeira espécie. O caprino tem por preferência se alimentar por mais de um tipo de forrageira, preferindo alternar a alimentação entre diferentes tipos vegetais, selecionando intensamente as partes mais nutritivas das plantas e pastejando preferencialmente vegetações de folha larga, herbáceas ou arbustivas, em detrimento às gramíneas, as quais normalmente representam menos de 50% da sua dieta.

Dessa forma, caprinos apresentam um comportamento mais ativo que o de ovinos, refletindo em maior tempo despendido em pastejo, ocasionado pela maior seleção exercida. As razões pelas quais esses animais selecionam uma dada planta ou parte dela estão relacionadas à parâmetros morfológicos como o tamanho do corpo, a capacidade do estômago, o peso do animal e tamanho da boca.

Para saber mais sobre as particularidades da nutrição de pequenos ruminantes, participe do curso online Principios da nutrição em ovinos e caprinos de corte, que terá início no dia 9 de abril, e aprenda como balancear corretamente a alimentação do rebanho, conhecendo o manejo nutricional ideal para as diferentes categorias animais e os ingredientes que devem ser usados na composição da dieta dos ruminantes. Clique aqui e faça sua matrícula!

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários:

joao pereira lima

Salvador - Bahia - Consultoria/extensão rural
publicado em 14/02/2012

Tanto o caprino como o ovino são extremamente sensivel aos vermes, porque até agora´nossos pesquisadores não se preocuparam em produzir pastagem com nivel zero de presença de verminoses. Seria impossivel se chegar a uma pastagem isenta totalmente desses organismo, fica a sugestão.

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade