Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Radares Técnicos > Gerenciamento

Como obter sucesso na criação de ovinos: retorno financeiro e longevidade do sistema de produção

Por Rafael Silvio Bonilha Pinheiro
postado em 10/04/2007

35 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em sistemas empresariais de criação de ovinos, sejam eles destinados para produção de leite, lã, carne ou animais para exposição, é de fundamental importância existirem objetivos na atividade de produção e nas metas a serem alcançadas. De modo geral, os diferentes sistemas de produção de ovinos no Brasil encontram-se desorganizados, pela falta de conhecimento na aquisição dos animais, alimentação inadequada, falta de controle sanitário e de manejo dos ovinos, descarte dos animais de forma errada e comercialização de ovinos sem nenhum critério. Em muitos casos, o criador de ovinos está insatisfeito com a atividade ou já desistiu da criação.

Para que a criação de ovinos possibilite lucratividade e permaneça no sistema de produção, é indispensável que haja: planejamento das atividades a serem realizadas, escrituração zootécnica dos animais, controle dos custos de produção e demais gastos, controle dos produtos (lã, leite, animais para abate ou para exposição) para venda e registros dos possíveis compradores ou contratos pré-determinados.

É necessário o acompanhamento de um profissional especializado na criação de ovinos, que tenha condições plenas de gerenciar o sistema de produção, tanto no manejo dos animais, como na sanidade, alimentação e outras atividades relacionadas com o sistema. Outro fato de importância para o sucesso da criação é a escolha dos funcionários que irão lidar com os animais no dia a dia, os quais devem gostar do que fazem e que também aceitem o treinamento transmitido pelo profissional responsável pela atividade, para melhorar a eficiência de produção e seu trabalho diário.

O sistema de produção conduzido da forma que foi citada anteriormente, com certeza vai ter melhores resultados do que uma criação de ovinos que não apresenta nenhum tipo de planejamento e acompanhamento técnico adequado.

Planejamento das atividades a serem realizadas:

Pode ser feito para um período de um ano ou mais, sendo necessário que o mesmo seja executado em partes para permitir o acompanhamento mensal das atividades realizadas e das que ainda serão executadas. O planejamento é indispensável nos sistemas de criação de ovinos que tem como finalidade gerar lucro, além de auxiliar na organização do sistema de produção e permitir eventuais correções ao longo do tempo.

Escrituração zootécnica dos animais:

Permite conhecer cada individuo do rebanho, de acordo com as variáveis pré-determinadas. Exemplos: desempenho dos animais, enfermidades, abortos, data de cobertura, nascimento e outros acontecimentos do sistema. As anotações dos fatos ocorridos com os animais no dia a dia da propriedade são de fundamental importância para identificar os animais de descarte (animais que não produzem adequadamente para o tipo de sistema de produção adotado), além de permitir conhecer os ovinos que se destacam no rebanho para seleção destes indivíduos (animais mais produtivos) no intuito de melhorar a eficiência de produção e possibilitar maior lucro para o sistema.

Animais que apresentam baixa produção, diagnosticados através da escrituração zootécnica, devem ser descartados, pois diluem o lucro da propriedade, além de serem em muitos casos os que dão as maiores despesas (animal problema). Outra vantagem de registrar as informações dos ovinos é a possibilidade de determinar manejos estratégicos de acordo com as informações já existentes, como: duração da estação de monta, período de lactação, engorda dos animais destinados para abate, momento de comercialização da produção.

Controle dos custos e demais gastos:

Através da anotação diária dos acontecimentos do sistema de criação, pode-se determinar no fim de cada mês ou ano, os custos para manter a atividade de produção (custos fixos e variáveis) e conhecer onde podem ser diminuídos os gastos ou em quais áreas pode-se investir para melhorar a atividade e aumentar a lucratividade. A partir deste controle é possível saber se a atividade está dando lucro, prejuízo ou em equilíbrio financeiro.

Venda dos produtos:

A venda dos produtos vai depender da finalidade da criação (leite, lã, carne ou de animais para exposição). De modo geral, um mesmo produto (exemplo: venda de animais para abate), pode ter diferentes preços entre diferentes propriedades, pois deve ser levado em consideração a distância das propriedades e tipo de acesso das mesmas até o frigorífico ou abatedouro, as raças ou composição genética utilizadas em cada criação, o tipo de sistema de produção (extensivo, semi-intensivo ou intensivo), a alimentação adotada de cada propriedade.

Uma medida importante independente da finalidade de criação é produzir de maneira diferenciada (exemplos: animais produzidos em sistemas orgânicos, confinados ou que apresentem melhores características da carne). No caso das propriedades que comercializam matrizes e reprodutores para venda, a escrituração zootécnica dos animais é uma maneira de agregar valor aos ovinos a serem comercializados, pois se tem todo o histórico da vida do mesmo.

Uma boa venda do produto é fundamental para a manutenção do negócio. A boa qualidade do produto é imprescindível para garantir futuros negócios.

Profissional especializado na criação de ovinos:

Indispensável nos grandes sistemas de produção e também nas pequenas criações que estão envolvidas em núcleos de ovinocultura ou cooperativas. O profissional responsável pela atividade deve ter experiência comprovada na área de ovinocultura e capacidade de coordenar em quase sua totalidade o sistema de produção e buscar medidas que garantam lucro para a empresa, além de treinar os funcionários que lidam com os animais e resolver os problemas da atividade.

Quando o sistema de criação está bem estruturado e organizado, é fácil para o profissional diagnosticar os desvios, possibilitando que os mesmos sejam resolvidos.

Considerações finais

Diante do que foi descrito, é de extrema importância que o sistema de produção de ovinos seja conduzido com profissionalismo, nunca perdendo o foco dos objetivos a serem alcançados. O acompanhamento técnico, por um profissional com experiência na área (ovinocultura) é de fundamental importância para o sucesso da atividade, pois o mesmo irá coordenar todas as atividades da criação e corrigir os desvios existentes no sistema, facilitando as atividades a serem realizadas diariamente na propriedade.

A anotação de todas as ocorrências na propriedade é de suma importância, pois permite a obtenção de um histórico do sistema de produção que vai tornar a atividade rastreável. A escrituração pode ser realizada manualmente (através de fichas) ou informatizada (através de planilhas ou programas no computador), porém não basta só arquivar as informações, é necessário transformá-las em dados úteis que permitam visualizar de maneira clara o sistema de criação, e o que está ocorrendo com o mesmo.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Rafael Silvio Bonilha Pinheiro    Botucatu - São Paulo

Estudande

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

JUCELINO SIQUEIRA RODRIGUES

Itumbiara - Goiás - Varejo
postado em 08/03/2009

Qual seria o tempo para o retorno do investimento?

Rafael Silvio Bonilha Pinheiro

Botucatu - São Paulo - Estudande
postado em 24/03/2009

Bom dia Jucelino,

+ - 24 meses. Porém, vai depender de considerar ou não os custos de depreciação das instalações, equipamentos e do aluguel da área. Também do sistema de produção adotado e demais manejos da criação, além das estratégias de produção e de mercado. Portanto, o tempo para o retorno do investimento é muito variado, pois há varios fatores envolvidos para determinar seu cálculo.

Maurício Prestes Bragagnollo

Dom Pedrito - Rio Grande do Sul - Fazenda Santa Anna/Estudante - Zootecnia
postado em 01/05/2009

Parabéns Rafael, muito bom o tema escolhido pois sem planejamento e organização dentro da propriedade e acima de tudo no sistema de produção e criação de ovinos certamente resultara em prejuíços e muita dor de cabeça ao produtor. Todo sistema de criação deve haver um planejamento inteligente e uma estruturação perante ao produtor. Muito bom!!!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade