ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda localizada em área urbana paga IPTU?

POR MARCELO GUARITÁ BENTO

E MANUEL EDUARDO C. MACHADO BORGES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/10/2009

2 MIN DE LEITURA

4
0
A resposta é não.

Sempre se discutiu perante os Tribunais se o critério da tributação para fins de incidência do IPTU ou do ITR é o da destinação do imóvel ou a sua localização.

Conforme é sabido, o ITR é tributo de competência federal, enquanto que o IPTU é de responsabilidade dos Municípios.

Pois bem, como a União quer o ITR e o Município o IPTU, instalou-se aí caso clássico de conflito de competência.

A maré apontava para os Municípios, uma vez que o IPTU é, geralmente, melhor fiscalizado que o ITR. Além disso, a interpretação isolada do art. 32 do Código Tributário Nacional, permite a conclusão de que a localização é o fator determinante para a cobrança do IPTU ou do ITR.

Assim, a interpretação da regra para a maioria dos proprietários rurais sempre foi: se área urbana, paga-se IPTU, se área rural, paga-se ITR. Eis que o STJ alterou esse entendimento ao julgar o Recurso Especial n. 1.112.646/SP.

O Superior Tribunal, em julgamento unânime da Primeira Seção, que reúne as duas Turmas que julgam matéria de Direito Público, pacificou o entendimento da Corte acerca do tema e considerou ambos os critérios (destinação e localização).

Os Ministros entenderam que o critério espacial (localização) não é o único a ser considerado, como faz parecer o Código Tributário Nacional.

A conclusão da Corte tem sua razão de ser. Existe um Decreto Lei (n. 57/66) que acrescenta o critério da destinação do imóvel para a delimitação do poder de tributar.

O Decreto Lei acima mencionado foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988 como Lei Complementar, conforme já reconheceu o STF. Como o Código Tributário também é Lei Complementar, ambos os diplomas possuem a mesma força normativa. Por esse motivo, devem ser observados em conjunto e de forma harmônica.

Desse modo, o art. 15 do Decreto traz uma ressalva ao critério da localização, que não deve ser interpretado como absoluto.

Em outras palavras, o proprietário de imóvel com destinação comprovadamente rural, mesmo que localizado em área urbana, deve pagar ITR e não IPTU.

Cabe informar ainda que o julgamento foi reconhecido como representativo de controvérsia, nos termos do art. 543-C do Código de Processo Civil.

Isso significa que a partir de agora, há um rumo firme para as decisões judiciais proferidas em todo país, bem como que toda vez que for instado a se manifestar, o STJ aplicará o entendimento pelo ITR.

Para aqueles que são proprietários de imóveis com destinação rural localizados em área urbana e pagaram IPTU nos últimos anos restam duas conseqüências: (i) a União poderá cobrar o ITR do período ainda não atingido pela decadência, (ii) podem se socorrer do Poder Judiciário para buscarem a restituição do valor pago indevidamente.

MANUEL EDUARDO C. MACHADO BORGES

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDA FERRARI DE TOLEDO

CAÇAPAVA - SÃO PAULO

EM 08/08/2013

PARABÉNS PELO ARTIGO, HOJE ME SERVIU MUITO. TENHO UM IMÓVEL NA ZONA RURAL ONDE PAGO INCRA À 20 ANOS OU MAIS...A PREFEITURA DE CAÇAPAVA QUER RECEBER UM IPTU DE UMA A´REA QUE ESTÁ DENTRO DESTE IMÓVEL, É UMA CONTRUÇÃO DE UMA COZINHA, MAS SE ENCONTRA DENTRO DA AREA RURAL ONDE PAGO INCRA. MINHA CONTA JÁ SE ENCONTRA BLOQUEADA E COM EXECUÇÃO FISCAL.
RANDOLFO

PIRACICABA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2012

ESTAMOS AGORA EM 2012 - MUDOU ALGUMA COISA? - IMOVEL COM DESTINAÇÃO RURAL EM ZONA URBANA AINDA NÃO É OBRIGADO A PAGAR IPTU ??? OBRIGADO !!!
MAURO VICENTE

MARAVILHA - ALAGOAS - OVINOS/CAPRINOS

EM 27/10/2009

É deste tipo de informação que nos leva a crêr que o estado de direito ainda está acima dos administradores gananciosos que por dinheiro são capazes de tudo inclusive passar por cima das leis.parabens hoje é um dia muito especial para min.obrigado por mais esta informação.
MARCELO LEITE LOPES

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/10/2009

Parabéns pelo artigo e muito obrigado. Agradeço em nome dos produtores porque nós precisamos ser informados de todos os aspectos legais da atividade sempre, e este site contribui de uma forma especial em nossa formação empresarial no ramo do agronegócio. Continuem o ótimo trabalho, abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures