Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Radares Técnicos > Gerenciamento

O papel da assistência técnica na produção pecuária: introdução à temática

Por Carina Barros e Maria Angela Machado Fernandes
postado em 17/03/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Como temos comentado nos artigos de Gerenciamento, uma propriedade rural deve ser encarada como um negócio, administrado de modo empresarial. O proprietário precisa ter uma visão empresarial para que consiga ter uma rentabilidade adequada. Nesse contexto, a assistência técnica pode auxiliar. Para que esse serviço seja viável ele deve resultar em um benefício maior que o custo. O produtor não pode enxergar a assistência técnica como um custo a mais na produção e sim como uma forma de melhorar sua produtividade e competitividade no mercado.

Com que profissionais o produtor rural pode contar para auxiliar no gerenciamento da produção animal?

Em primeiro lugar, o profissional contratado deve estar atualizado e conhecer bem as características regionais. É importante acessar materiais novos e publicações de instituições de pesquisa, que cada vez mais aparecem na mídia de forma mais simples e prática para entendimento fora do meio científico.

Também é importante que não se conheçam apenas as características produtivas da espécie animal e vegetal em questão, e sim de toda a cadeia produtiva. Há necessidade de ter um direcionamento gerencial, com olhar para o mercado como um todo. Saber negociar, vender seu produto, diferenciá-lo dos demais. O estudo do mercado é fundamental, uma vez que devemos ofertar aquilo que ele deseja.

Para isso, o profissional que atua no gerenciamento deve ter uma visão multidisciplinar com noções de manejo produtivo, administrativo e financeiro.

Com que profissionais o produtor rural pode contar para auxiliar na produção animal?

Temos alguns profissionais de nível técnico e superior que podem atuar no gerenciamento de empresas rurais. A seguir vamos relembrar as atribuições de cada um deles conforme a Legislação em vigor.

Nível Superior

Vamos destacar as principais atribuições mais ligadas à função de gerenciamento.

O médico veterinário

- Pesquisa, o planejamento, a direção técnica, o fomento, a orientação e a execução dos trabalhos de qualquer natureza relativos à produção animal e às indústrias derivadas, inclusive às de caça e pesca.

- A assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma.
Lei Nº 5.517, de 23 de Outubro de 1968

O engenheiro agrônomo

- Supervisão, coordenação e orientação técnica.
- Estudo, planejamento, projeto e especificação.
- Estudo de viabilidade técnico-econômica.
Resolução nº 218 de 29/06/1973

O zootecnista

- Elaborar, orientar e administrar a execução de projetos agropecuários na área de produção animal.
- Desenvolver atividades de assistência técnica e extensão rural na área de produção animal.
- Planejar e executar projetos de construções rurais específicos de produção animal.
- Administrar propriedades rurais.
Lei nº 5.550/68 e Resolução CFMV nº 619/94

É possível observar que os três profissionais podem atuar na gestão segundo a legislação.

Nível técnico

Os profissionais de nível técnico desempenham importante papel na produção agropecuária.

Técnico Agropecuário

- Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários.
- Administra propriedades rurais.
Catálogo Nacional de Cursos (2008)

Observem que tanto técnicos, quanto profissionais de nível superior tem como atribuição a gestão. Portanto, vai depender da dedicação pessoal desenvolver mais habilidades gerenciais durante sua formação, que deve ser continuada. Além desses, que tem na grade curricular do curso disciplinas voltadas às Ciências Agrárias, podemos também ter profissionais de Administração exercendo essas funções de gerenciamento.

O que o mercado busca? Que profissional os produtores desejam?

Para responder a essas perguntas precisamos observar o perfil profissional publicado nas vagas disponíveis. Vamos analisar algumas...

1 - Gerente de fazenda:

"São características importantes: Conhecimentos do processo administrativo, habilidade em cálculos financeiros e informática. Desejável MBA e inglês. Liderar equipes, Capacidade de Negociação, Planejamento de Ações e Atividades e Raciocínio Analítico. Boa comunicação. Proatividade, iniciativa, capacidade de motivar as pessoas para os resultados da Fazenda. Dedicação ao trabalho, ética, respeito às pessoas complementam. Preenchem o perfil da vaga:

Profissionais com 3º grau completo em agronomia, experiência de no mínimo cinco (flexível) anos na função de gerente de fazenda, conhecimentos de produção de soja, milho, algodão, beneficiamento de algodão, café irrigado, beneficiamento de café."

2 - Gerente administrativo

"Administrar os subsistemas de agronegócios, responsável pelos controles contábeis, financeiros, manutenção, TI, compras e de patrimônio. Garantir que todas as normas serão aplicadas, gerir o grupo operacional e administrativo, prestando todo o suporte necessário para garantir o resultado do negócio. Experiência em administração de fazendas de plantio de ciclo longo, fundamentada em organizações de médios negócios, gestão administrativa, financeira, contábil e de pessoas e negociações em compras de peças e serviços.

Ensino Superior em Administração de Empresas, Economia ou Ciências Contábeis. Habilidades e conhecimentos em sistemas informatizados em ERP e pacote Office.

Benefícios: Assistência Médica/Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Celular fornecido pela empresa, Convênio com farmácia, Estudo de pós-graduação/MBA, Restaurante na empresa, Seguro de vida em grupo"

3 - Gerente de fazenda

"Coordenar e distribuir atividades para que haja sinergia entre os processos. Realizar recrutamento e seleção de candidatos, conforme perfil requerido. Apresentar indicadores/relatórios, conforme necessidade das áreas e cronograma definido. Auxiliar no desenvolvimento de controles, acompanhando-os e supervisionando-os. Supervisionar relatórios de despesas e manutenção do caixinha. Coordenar processos e controles com departamento de suprimentos. Garantir o cumprimento das regras e políticas estabelecidas pelo recurso humano, além de compartilhar continuamente melhorias, conforme necessidade do negócio. Garantir junto ao Técnico de segurança do trabalho, o cumprimento das normas e diretrizes de segurança, saúde e meio ambiente. Acompanhar as ações sociais na Fazenda, favorecendo a integração das famílias e educação das crianças.

Experiência com gestão de fazenda. Ensino Superior completo, preferencialmente em Engenharia Agronômica. Conhecimentos no pacote Office."

4 - Gerente de fazenda

"Atuar com a gerência de fazenda, controle, administração e manejo de rebanho de corte.

Experiência com manejo de rebanho de corte. Ensino Superior completo. Conhecimentos voltados para a área."

5 - Técnico Agropecuário

"Prestar assistência técnica no desenvolvimento de projetos tecnológicos agropecuários, adquirir, preparar, transformar, conservar e armazenar matéria-prima e produtos agroindustriais, cultivar sistemas e plantios abertos ou protegidos, prestar assistência técnica e atuar na administração rural.

Características pessoais imprescindíveis: Grau de maturidade, liderança, bom relacionamento interpessoal, facilidade para trabalhar com metas e normas de segurança, proatividade, organização e capacidade de cumprimento de metas, senso de urgência e finalização, capacidade de antecipação de problemas."

Com esses anúncios podemos fazer importantes reflexões...

Vejam que está cada vez maior a exigência do mercado. Podemos observar que é fundamental o domínio da informática. Não há como trabalhar na gestão sem termos softwares para isso, pois esses permitem a criação de bancos de dados e relatórios que mostram de forma prática os resultados que subsidiam as tomadas de decisão.

Constatamos que no primeiro caso é desejável o inglês e pós graduação (MBA). Já no segundo, como benefício a empresa oferta estudo de pós graduação. Notem que a especialização já está sendo solicitada.

Temos que considerar que as empresas em questão nos anúncios 1 a 4 são de grande porte, por isso precisam de profissionais especializados capazes de cuidar de todo o negócio de modo eficiente. É claro que esse profissional vai exigir maior investimento em salário, mas como a empresa tem maior capacidade de pagamento pode investir.

Agora se pensarmos em propriedades menores, que é o caso do anúncio 5, não há sustentabilidade na contratação de um especialista. Portanto, precisamos dimensionar o trabalho que temos a fim de buscar um profissional adequado. Um técnico agropecuário que tenha vocação e formação em gestão pode realizar um excelente trabalho e fazer com que uma empresa seja lucrativa e capaz de remunerá-lo. Então, voltamos ás questões iniciais de o que produzimos, quanto, como e que capital podemos dispor. Com isso já temos uma direção do profissional que precisamos.

Ressaltamos que a assistência técnica é muito importante porque um profissional da área pode deixar um negócio rentável e sustentável. Então devemos enxergar com um ótimo investimento ter um profissional na gestão! No próximo artigo daremos continuidade a essa questão com enfoque também na capacitação.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Jose Antonio da Rosa Gauterio

São José do Norte - Rio Grande do Sul - Produção de gado de corte
postado em 28/03/2011

Parabéns Carina e Angela pelo artigo publicado, este é o futuro das empresas rurais para se manterem no mercado competitivo,mas ainda existem muitas propriedades rurais que ainda são tradicionais nas suas gestões, e continuam administrando de modo rude e desorientado. Mas é através de artigos como este que podemos moldar a visão destes produtores.

Carina Barros

Osasco - São Paulo - Ensino/extensão
postado em 06/04/2011

Prezado Jose Antonio da Rosa Gauterio !

Agradecemos seu comentário e ficamos contente em saber que nossos artigos estão atingindo um grande público que tem interesse em realizar as atividades de modo cada vez mais empresarial!

Carina

Edgar Felix Natanel Dombolo

Viana - Luanda - Angola - Consultoria/extensão
postado em 14/01/2012

Excelente artigo para uma temática bastante actual, ou melhor, sempre será actual.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade