ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É preciso identificar as plantas invasoras para definir o método de controle

POR MARCO A. A. BALSALOBRE

E PATRICIA MENEZES SANTOS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/12/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
O primeiro passo para o controle adequado de plantas invasoras, tanto em pastagens quanto em outras culturas, é identificar as espécies presentes. As principais invasoras de importância econômica são classificadas como dicotiledônes ou monocotiledôneas. Na prática, as dicotiledôneas são chamadas de "folhas largas" e monocotiledôneas de "folhas estreitas" ou "gramíneas".

As dicotiledôneas apresentam dois cotilédones (estrutura de reserva de nutrientes) nas sementes, enquanto as monocotiledôneas apresentam apenas um. A grande maioria das espécies de monocotiledôneas apresenta hábito de crescimento herbáceo. Já as dicotiledôneas apresentam hábitos de crescimento bastante variados. A Tabela 1 resume as principais características das plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas.

Tabela 1. Resumo das características de plantas daninhas monocotiledôneas e dicotiledôneas


Fonte: Deuber (1992).

A identificação final das espécies invasoras pode ser feita com o auxílio de manuais de identificação ou de chaves-de-classificação. Os manuais de identificação, de modo geral, apresentam o nome científico e o nome comum das plantas, a descrição de suas características gerais e algumas fotos. O nome científico é formado por duas partes, sendo que a primeira refere-se ao gênero da planta. É como se fosse o nome e o sobrenome de uma pessoa. O nome comum é aquele utilizado corriqueiramente. O nome científico de uma espécie é o mesmo em qualquer lugar do mundo; já o nome comum é regional e apresenta muitas variações.

Uma vez identificadas as espécies, fica mais fácil definir os métodos de controle mais adequados. No caso do uso de controle químico, é possível também escolher os herbicidas e determinar sua forma de aplicação.

Comentários: A identificação das espécies presentes é essencial para se definir as estratégias de controle das plantas invasoras de uma área. Os manuais de identificação de plantas daninhas podem ser encontrados em livrarias ou na internet. Um boa opção de consulta é o portal www.plantasdaninhasonline.com.br, que apresenta informações e fotos de várias espécies invasoras e pode ser consultado livremente.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures