ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ajude o leitor: repetição de cio e aborto

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2013

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

19
0
O produtor de ovinos Fernando Victor Giongo, de Santo Antônio do Sudoeste/PR, enviou uma dúvida no Fórum Reprodução do FarmPoint: Repetição de cio e aborto.

“Bom dia.

Estamos com problema em algumas ovelhas 3/4 e 1/2 Dorper/Santa Inês. As mesmas ciclam, acasalam e algumas acabam abortando no terço médio da gestação. O macho foi trocado a mais ou menos 13 meses e mesmo assim não houve partos no período.

Quais os problemas reprodutivos ou doenças que podem estar acometendo o rebanho?

Se for possível alguém ajudar serei grato”.


Participe deixando a sua sugestão e o seu comentário! 

19

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO GOMES

SANTA MARIA - RIO GRANDE DO SUL

EM 01/02/2013

Como o Fernando Amorim, fiquei curioso para saber a causa e solução do problema.

ABÇ
LUCIANO FERREIRA DOS SANTOS

MIRANTE - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/01/2013

fique atento na alimentação a falta prejudica, mas, o excesso também é prejudicial.
FERNANDO VICTOR GIONGO

SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 24/01/2013

Obrigado a todos por suas opiniões e compartilha de seus conhecimentos.

As ovelhas estão com bom escore corporal, algumas talvez até com excesso.

A nutrição é a pasto, capim nativo, ração utilizada até uns 3 meses atrás, hoje somente para chamar as ovelhas ao aprisco. A mineralização estava deficiente, já foi corrigida a 30 dias.

Essa semana houve a morte de uma ovelha realizei a necrópsia um pouco tarde provavelmente a mais de 6 horas após a morte, como achados observei grande quantidade de líquido nas cavidades torácica e abdominal, também no saco pericárdico. Os órgãos estavam pálidos (esbranquiçados). O fígado estava sem forma com lesões nodulares e áreas com coloração escura. Devido ao tempo da necrópsia não coletei material. O útero estava em regressão apresentando carúnculas, não observei presença de exsudato purulento.

Pretendo coletar sangue e enviar a um laboratório para pesquisa dos agentes citados.

Pretendemos passar um ultrassom em algumas ovelhas para observarmos útero e ovários. E se possível um andrológico no macho.

Quando tiver novidades posto aqui.

Agradeço novamente a ajuda de todos.



Boa noite.

BRUNO

NOVA ODESSA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/01/2013

Minha suspeita num primeiro momento, conhecendo o caso por alto é de Leptospirose mas a leitura no link:  https://www.farmpoint.com.br/radares-tecnicos/sanidade/abortos-em-pequenos-ruminantes-73447n.aspx  ;, creio que poderá ajudar.



Até
MARCOS ZENS

CASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2013

Na minha opiniao descarto a possibilidade de ser consaguinidade ou manejo nutricional. Mas nao descarto que seja alguma doença reprodutiva, como a brucelose que causa abortos em todas as femeas se o macho estiver infectado.abraço!
BRUNO VENERANDO

PIUMHI - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2013

Caro Fernando:



Vários fatores e/ou doenças podem estar gerando este problema, tais como:

Brucelose, leptospirose, toxoplasmose, Aborto Enzoótico Ovino,a Campilobacteriose, entre outras;

Podem ser também:

Deficiência mineral, traumas mecânicos ou físicos, ou ate algumas plantas tóxicas.

Para identificar quais destes problemas podem estar ocorrendo, melhor contratar um veterinário qualificado pra realizar exames e observar o manejo como um todo.



Boa sorte, e agradeço a oportunidade de opinar.
FERNANDO DE L. AMORIM

MAGÉ - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 23/01/2013

Olá, gostaria que o produtor fizesse os exames e nos enviasse o resultado, fiquei curioso e queria saber a causa do problema. Um abraço.
MARINA ELIZABETH BARBOSA ANDRADE

JABOTICABAL - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2013

Olá, Fernando!! No terço médio da gestação há bastante caso de toxemia da gestação, como está o escore das suas matrizes? É observado algum problema nutricional? Observe a qualidade dos alimentos ofertado para elas!!!

Atenciosamente!
VINICIUS LIMA MATERA

ILHA COMPRIDA - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 23/01/2013

Aqui existem muitos casos a serem observados.

Uma das soluções além das listadas é a alimentação que esta sendo administrada durante esse período. Lembrando que o feto necessita de proteínas e sais minerais, ajuste os níveis desses nutrientes. O mais importante já foi citado que é o exame adrológico do macho. Peço a você Fernando que detalhe mais sobre o que ocorre assim podemos chegar a uma solução.



Att
WAGNER ODAS

NONOAI - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 23/01/2013

como conheço tua cidade também tem o fator  de esforço físico das tua femeas e o mais importante se elas estiverem repetindo o cio e um problema citologico  ocasionando por  machos   quando copula pois levam certos parasitas ao interior das femeas .
LUIZ ALBERTO LOPES FEIJÓ

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/01/2013

Caro Fernando :

Realmente fica muito dificil um diagnóstico à distancia , sem maiores informações, entretanto , acredito que o seu problema esteja mais ligado ao aspecto nutricional do que patológico ou de manejo.

Como é a dieta destes animais ?

Qual a qualidade do volumoso ?

Há suplementação de ração balanceada ?

Se há , esta contem Ureia ?

Pelos sintomas  descritos, nos faz lembrar muito de uma basificação sanguinea , provocada por excesso de Nitrogenio no sangue , oriundo de da dieta total.

Aí perto de voce , Universidade Federal do Rio Grande do Sul , tem como fazer a dosagem deste  elemento quimico.

Em bovinos , o limite de nitrogenio está em torno de 22 a 25 dcg/ml de sangue ..

Acho  que a maioria das reabsorções embrionárias e abortos sem respostas  até então , poderiam ser debitadas a nutrição.

Pelo menos , tentei ajudar. Um abraço

Me´dico Veterinário

PAULO RICARDO CENTENO RODRIGUES

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 23/01/2013

Prezado Fernando, muitas enfermidades infecciosas, tóxicas, metabólicas, nutricionais e por erros de manejo podem causar abortos e transtornos reprodutivos, como alto índice de retornos ao cio e cios irregulares, entre outros. Certamente o melhor caminho é procurar um Médico Veterinário especialista em enfermidades de pequenos ruminantes.

Entre as doenças infecciosas que causam abortos e infertilidade convém lembrar a Brucelose Ovina, a Leptospirose, a Toxoplasmose, a Campilobacteriose e o Aborto Enzoótico Ovino (causado por Chlamydia psittaci). No Uruguai a maior causa de abortos em ovinos é a Toxoplamose, no Brasil não há muitos dados. No Rio Grande do Sul, abortos em ovinos tendo como causa a Toxoplasmose também são elevados.

Espero que o problema seja resolvido logo e medidas preventivas sejam postas em prática para evitar mais prejuízos à atividade de vocês.

Grande abraço!
JOÃO JORGE OLIVEIRA

RIACHÃO DO JACUÍPE - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/01/2013

Este histórico deve ser acompanhado por um colega  (in locu). Pensar que é isso ou aquilo daqui de longe não vai dar certo.

Sou daqueles que nutre os velhos ensinamentos da propedêutica e patologia clínica.  Portanto, o cidadão deve se dirigir ao profissional mais próximo..
WALTER CELANI JUNIOR

UBERABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2013

Fernando,

Voce tem fornecido silagem aos animais?
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 22/01/2013

Fernando o Rodrigo falou bem,notar se aonde dormem não esteja muito apertado e sem ventilação e cuidado com os cantps vivos ou pontas de madeira principalmente nas saídas on de os anim ais fica um pouco congestionado e se apertam  e mandar fazer um exame para verificar se não é Brucelose.
PAULO ANDRADE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2013

Tome cuidado com a presença de roedores junto a alimentaçao dos animais, leptospirose pode causar o que voce esta descrevendo,observe  tambem se a urina dos animais se nao estao muito escura, esse é um dos sintomas da doença.
CHRISTTOFER PAIVA DE OLIVEIRA

PALMEIRA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2013

Um exame de sanque vai descartar diversas doenças como Leptospirose, neospora, Brucelose ovina entre outras que causão aborto, inclusive o tipo de ração que alguns tipos de mofos tbem causam abortos, a partir dai vc pode ir descartando os problemas e passar para o reprodutivo e assim por diante. Eu aconselho sempre um exame clinico antes de qualquer diagnostico. Quando os casos estão nesse nivel o melhor é isolar os animais que estão apresentando o problema, inclusive o macho que pode transmitir a brucelose, isole os caes dos ovinos, e mais importante nao deixar os restos de placentas e sujidade das ovelhas no campo e correr fazer um exame porque corre o risco de comprometer todo o seu plantel. O que eu sempre falo achismo não resolve problema.
DIEGO VAZ

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2013

olá Fernando Victor Giongo seguinte em francisco beltrão e tem um veterinário q ele trabalha como ovino e caprino o nome da empresa dele é CENTERGEN - Centro de Tecnologia em Reprodução e Genética

Supervisor Regional:

Eduardo Antonio Marcante

eduardo.marcantesenarpr.org.br

Celular: (46) 9975-2099

Fone/Fax: (46) 3524-6014
RODRIGO TENÓRIO PADILHA

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - OVINOS/CAPRINOS

EM 22/01/2013

Caro Fernando,



Primeiramente estou vendo duas situações, a primeira dos abortos: A consanguinidade pode vir a trazer abortos, mas o reprodutor já foi trocado, então podem ser outras coisas, alguma planta tóxica, Brucelose (epididimite), falta de mineralização, observe as porteiras e entradas do aprisco também, as são estreitas e os animais ao passar apertam-se e por força mecânica causa o aborto. Na segunda etapa, você trocou o reprodutor porém não existem animais parindo, sempre que comprar um reprodutor exija o exame andrológico (Realizado por um Médico Veterinário), observe a nutrição e mineralização do rebanho. Procure a orientação de um Médico veterinário, porque através da observação dos seus animais, manejo e estrutura o profissional pode determinar um diagnóstico  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures