ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dinâmica folicular em protocolo de sincronização de curta duração

POR MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/10/2011

5 MIN DE LEITURA

0
0
Apresentaremos neste artigo a compilação de resultados publicados por nosso grupo sobre o estudo da dinâmica folicular em protocolos de curta duração em ovelhas Ile de France e Santa Inês.

1 - Dinâmica folicular em protocolo de sincronização de curta duração em ovelhas Ile de France durante estação de anestro (Oliveira et al., Dinâmica folicular em protocolo de sincronização de curta duração em ovelhas Ile de France durante estação de anestro. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 18, 2009, Belo Horizonte, MG. Anais ... Belo Horizonte: CBRA, 2009).

Introdução

Em ovelhas, protocolos de curta duração têm se mostrado tão ou mais eficientes que os convencionais (longos) por evitarem a ocorrência de concentrações sub-luteais de progesterona, o que promoveria crescimento excessivo e persistência de folículos grandes, aumentando a idade dos folículos ovulatórios (Viñoles et al., 2001). O objetivo do presente trabalho foi caracterizar a dinâmica folicular e eficiência do protocolo de sincronização de curta duração em ovelhas Ile de France durante estação de anestro.

Material e Métodos

O experimento foi conduzido no mês de setembro/2008 no câmpus da FCAV (21°15′18″S, 48°19′19″O). Dez ovelhas Ile de France foram submetidas a protocolos de sincronização de curta duração. No D0, os animais receberam esponja intravaginal contendo 60 mg de MAP (Progespon®, Shering-Plough), que foi mantida por seis dias. No D5, 300 UI de eCG (Novormon®, Shering-Plough) e 37,5 µg de d-cloprostenol (Preloban®, Shering-Plough) foram administradas por via IM. Do D0 ao D6, foram realizadas avaliações ultrassonográficas diárias, sendo intensificadas a cada 12 horas até o D9. Os dados foram divididos em categorias de acordo com o diâmetro folicular (Ø): Pequenos (FP: Ø=1,5-3,5 mm); Grandes (FG: Ø=4,0-5,5 mm) e Pré-ovulatórios (FPO: Ø=6,0-8,5 mm) e analisados pelo programa Prisma (Bonferroni t- test).

Resultados e Discussão

A dinâmica folicular está apresentada na Figura1. No D0, a ausência de corpos lúteos (CL) e FPO indicaram que os animais estavam em anestro. Do D0 ao D4, foi verificado aumento no número de FP (p<0,05), e para FG, observou-se diminuição entre o D3 e D4 (p<0,05). Adicionalmente, o número de FP foi maior que FG e FPO no D4 (p<0,05), indicando emergência da onda folicular. O diâmetro dos FP neste dia foi 2,02±0,2 mm. Do D4 ao D6, notou-se aumento do número de FG (p<0,05). Para o número de FPO, o aumento foi apenas numérico para o mesmo período. As ovulações ocorreram a partir do D8, em média, 69,33±12,71 horas após a retirada da esponja. O diâmetro ovulatório foi de 7,15±1,0 mm. Portanto, pode-se concluir que o protocolo induziu a ovulação das ovelhas, bem como apresentou dinâmica folicular dentro do esperado, considerando a duração do protocolo e momento da aplicação do eCG. Embora a ausência de CL indicaria o não uso da PGF2α, esta é recomendada quando não se conhece a população folicular dos animais submetidos à sincronização do estro e ovulação.

Figura 1 - Dinâmica do número de folículos das categorias durante protocolo de sincronização em ovelhas Ile de France.



2 - Efeito da população folicular no início do protocolo de sincronização de curta duração sobre a dinâmica ovariana em ovelhas (Carmo et al., Efeito da população folicular no início do protocolo de sincronização de curta duração sobre a dinâmica ovariana em ovelhas, Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 18, 2009, Belo Horizonte, MG. Anais ... Belo Horizonte: CBRA, 2009).

Introdução

Os protocolos de sincronização de estro de curta duração têm resultado em altas taxas de prenhez (Menchaca & Rubianes, 2004). Entretanto, estudos específicos focando a dinâmica ovariana durante e após estes protocolos ainda são insipientes. Além disso, os animais submetidos à sincronização podem apresentar-se em diferentes estágios de desenvolvimento folicular, que por sua vez podem influenciar a resposta ao protocolo. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito desses estágios de desenvolvimento no início do tratamento sobre a dinâmica folicular e eficiência do protocolo em ovelhas.

Material e Métodos

Dezoito ovelhas (Santa Inês, n=8 e Ile de France, n=10) foram submetidas a protocolos de sincronização de curta duração. No D0, os animais receberam esponja intravaginal contendo 60 mg de MAP (Progespon®, Shering-Plough), que foi mantida por seis dias. No D5, 300 UI de eCG (Novormon®, Shering-Plough) e 37,5 µg de d-cloprostenol (Preloban®, Shering-Plough) foram administradas por via IM. Do D0 ao D6, foram realizadas avaliações ultrassonográficas diárias, sendo intensificadas a cada 12 horas até o D9. Os dados foram divididos em categorias de acordo com o diâmetro folicular (Ø): Pequenos (FP: Ø=1,5-3,5 mm); Grandes (FG: Ø=4,0-5,5 mm) e Pré-ovulatórios (FPO: Ø=6,0-8,5 mm). Os animais foram agrupados de acordo com a população folicular observada no D0: GFP, animais com apenas FP (n=7); GFG, animais com FG (n=9) e, GFPO, animais com FPO (n=2). A análise estatística foi realizada pelo programa Prisma (Bonferroni t- test).

Resultados e Discussão

Do D0 ao D4, foi verificado aumento no número de FP para todos os grupos (p<0,05). Neste mesmo período, houve diminuição numérica para FG (p>0,05) e FPO nos grupo GFG e GFPO, respectivamente. O número de FP foi maior que FG e FPO no D4, para todos os grupos (p<0,05), indicando emergência da onda folicular sincronizada entre os mesmos. O diâmetro dos FP neste dia não diferiu entre os grupos (p>0,5), e estão apresentados na tabela 1. A partir do D4 ocorreu aumento do número FG e FPO, indicando seleção e dominância folicular. Foi observada ovulação em todos os animais, e o diâmetro máximo do folículo dominante e o momento da ovulação não diferiram entre os grupos (tabela 1, p>0,05). Desse modo, conclui-se que o desenvolvimento folicular dentro do protocolo de sincronização de curta duração não foi influenciado pela população folicular presente ao início do tratamento, sendo eficiente na sincronização da ovulação em todos os animais.

Tabela 1 - Frequência, diâmetro folicular (mm) nos dias do protocolo de sincronização, e momento da ovulação (horas após a retirada da esponja) para os diferentes grupos.



Referências Bibliográficas

Menchaca, A., Rubianes, E. New treatments associated with timed artificial insemination in small ruminants. Reprod. Fert. Dev., 16:403-414, 2004.
Viñoles, C.; Forsberg, M.; Banchero, G.; Rubianes, E. Effect of long-term and short-term progestagen treatment on follicular development and pregnancy rate in cyclic ewes. Theriogenology, 55:993-1004, 2001.

MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

www.mariaemilia.vet.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures