ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sincronização do estro em ovelhas - Protocolo longo x curto

POR MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2010

1 MIN DE LEITURA

3
1
Como discutido nos artigos "Uso da PGF2α na sincronização de estro em pequenos ruminantes" e "Protocolo OVSYNCH - sincronização do estro em pequenos ruminantes", o uso da prostaglandina restringe-se a fêmeas cíclicas, por apresentar ação direta no corpo lúteo. Tratamentos com progesterona ou progestágenos são ferramentas disponíveis para indução e sincronização de estro independentemente da condição ovariana da fêmea. Neste sentido, protocolos de longa ou curta duração são amplamente utilizados em pequenos ruminantes. Apresentaremos neste artigo a compilação de resultados publicados por nosso grupo sobre a eficiência de protocolos de curta ou longa duração na resposta de estro e taxas de concepção e prenhez em ovelhas Santa Inês (Oliveira et al., Reproduction in Domestic Animal, v.43, p.74, 2008).

Neste estudo utilizaram-se 169 ovelhas Santa Inês, separadas em dois grupos: G - Protocolo longo (n=82) e Protocolo curto (n=87). Os esquemas dos protocolos utilizados no experimento estão apresentados na Figura 1.

Figura 1 - Esquema dos protocolos de curta e longa duração, utilizados na sincronização do estro em ovelhas Santa Inês.



A resposta de estro foi avaliada com auxílio de rufiões durantes os três dias posteriores aos protocolos hormonais a fim de verificar a eficiência na sincronização do estro. Independentemente da manifestação de estro as fêmeas dos dois tratamentos foram inseminadas por laparoscopia 54 horas após a retirada dos implantes. Observou-se que 91,46% e 82,75% das fêmeas dos grupos tratados pelos protocolos, longo e curto, respectivamente manifestaram estro. Não foi observada diferença significativa para esta variável (P>0,05). O intervalo médio entre o final dos protocolos e início do estro foi de 33,52 ± 11,67 e 36,16±15,07 horas para os protocolos, longo e curto, respectivamente (P>0,05). Em ambos os grupos, o início de estro foi distribuído entre 6 e 54 horas após a retirada dos dispositivos (Figura 2). A maior incidência foi observada às 30 horas (39,75%) e às 48 horas (20,48%) para os grupos tratados pelos protocolos, longo e curto, respectivamente.

Figura 2 - Histograma da distribuição do início de estro em ovelhas Santa Inês tratadas com protocolos de longa e curta duração.



As taxas de concepção e prenhez não mostraram diferenças entre os grupos (G-Protocolo Longo: 62,66% e 57,31%; G-Protocolo Curto: 56,94% e 47,12%, respectivamente; P>0.05).

Os resultados do presente estudo mostraram que a eficiência dos protocolos com progestágeno de longa e curta duração é similar em ovelhas da raça Santa Inês.

MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

www.mariaemilia.vet.br

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DYONES BUENO DE FREITAS

ITAPORANGA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 26/01/2016

Qual hormônio é o mais importante indicado pra usar?
EDUARDO VALDINEI DOS SANTOS ALMEIDA

TAQUARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE CAPRINOS DE LEITE

EM 24/11/2012

olá ! amigos

Em nossa cabanha usamos com excelente resultado a sincronização de cio com luz, tivemos praticamente 100% de êxito.Usamos em alguns animais o protocolo com a indução hormonal, também com grande êxito.Desta forma conseguimos programar nossa produção de leite.
MILTON GELLER

ITAPIRANGA - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 17/07/2012

gostaria de uma informacao sua, que apos varias buscas na internet, nao achei o tempo de vida de uma ovelha.   sei que a pergunta é simples mas nao encoantrei a resposta.   obrigado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures