ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo com os reprodutores

POR CLEDSON AUGUSTO GARCIA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/08/2007

2 MIN DE LEITURA

3
0
Os avanços técnicos obtidos na ovinocultura ao longo dos anos, principalmente no tocante do nível zootécnico, não foram acompanhados por equivalente melhoria reprodutiva dos rebanhos. Prova disto é que os índices médios de natalidade ainda estão abaixo dos mínimos exigidos numa criação produtiva.

Existem alguns cuidados essenciais para que os carneiros demonstrem todo seu desempenho reprodutivo, possibilitando aumentos significativos de fertilidade das ovelhas, que também devem receber um adequado manejo antes e durante o acasalamento.

Cuidados no pré encarneiramento

Os cuidados na fase de pré encarneiramento são de vital importância, pois constituem uma preparação para a reprodução e conseqüentemente para todo o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho. É necessário que se cuide bem dos carneiros e das ovelhas, em especial dos primeiros, pois são considerados o polo melhorador de todo o rebanho. São eles que deixam o maior número de descendentes e transmitem suas características com maior intensidade, em função de acasalar com aproximadamente 40 a 50 ovelhas em monta natural.

Como características, devem ser observadas, mesmo que parecendo extremamente elementares, a sua habilidade para a monta, a libido e sua resistência por todo o período em que estiver sendo usado, assim atingindo o objetivo proposto como reprodutor.

Cerca de sessenta dias antes da data prevista para a estação de monta deve-se:
proceder um exame detalhado do testículo, se possível realizar um exame andrológico (consultar um técnico especializado);
observar problemas de verminose (fazer OPG - exame de fezes), atentar as miíases (bicheiras), etc.;
aparar cuidadosamente os cascos; e
promover uma suplementação alimentar, caso o pasto não apresente bom valor nutricional, variando de 0,5 a 1% do peso vivo (ração concentrada com aproximadamente 14% PB e 65% NDT), isso quando o mesmo não estiver em boa condição corporal. Lembrando que o reprodutor não pode estar muito gordo nem magro demais. A suplementação dos carneiros as vezes torná-se necessária também durante a estação de monta (consulte um técnico para formular e indicar a quantidade de uma ração específica).

Deve-se ter bons carneiros numa criação, realizando um bom esquema de manejo reprodutivo, nutricional e profilático (programa de vacinação). O que se observa é que alguns criadores, literalmente abandonam seus carneiros, quando os mesmos não estão em época de estação de monta, depois esperam que estes venham cumprir suas funções reprodutivas na próxima monta. As conseqüências serão os baixos índices de fertilidade e natalidade, podendo levar o criador a descartar as ovelhas, que eventualmente podem ser boas e férteis, na tentativa de melhorar a produtividade do rebanho e o problema é do reprodutor.


Foto 1. Reprodutor Primera preparado para início da estação de monta.


Foto 1. Reprodutor Suffolk com boa condição corporal.

CLEDSON AUGUSTO GARCIA

Professor da Universidade de Marília

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO ALVES DE OLIVEIRA

REGISTRO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 28/08/2007

Sou produtor de ovinos e por experiencia própria posso dizer que um bom manejo reprodutivo garante o sucesso ou insucesso da produção pois sem ele não temos cordeiros para engordar e abater, por isso a escolha de um bom reprodutor tem grande importância na viabilidade do negócio. Sobre os profissionais envolvidos no processo é importante salientar que cada um tem seu espaço, o exame andrológico é muito importante, porém não é somente ele que garante a funcionalidade do reprodutor, por isso concordo com o filipe que diz que outros técnicos como zootecnistas e agronomos tem importante papel na adequação da estação de monta, dieta e contrle de todo o rebanho.
FILIPE FERREIRA PINTO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 22/08/2007

Gostaria de parabenizar o Profº Cledson, pelo artigo publicado. Cabe colocar que outros profissinais estão envolvidos nesse processo e são muito importantantes para que sejam atingidos os resultados. O profissinal de Agronomia e Zootecnia tem papel fundamental na formulação de ração e adequação da estação de monta. Dessa forma, apenas salientento que o termo "técnico especializado" se refere não somente ao veterinário, mas a todos os técnicos capacitados a realizarem da forma mais eficiente possível a reprodução do plantel.
CHARLES ANDRÉ SOUZA BISPO

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 19/08/2007

Achei bastante pertinente a publicação deste artigo, parabéns ao autor. Gostaria de comentar também que o ´técnico especializado´ a que o autor se refere, é o Médico Veterinário especializado em Reprodução Animal, que por meio do exame andrológico terá condições de qualificar o carneiro reprodutor como apto ou inapto a reprodução, evitando que ocorra prejuizos no sistema de produção, seja ele de criação de animais elite ou corte (abate).
Obrigado e abraço a todos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures