ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistemas de desmame dos cordeiros

POR CLEDSON AUGUSTO GARCIA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/05/2008

4 MIN DE LEITURA

13
0
Os cordeiros quando nascem são considerados lactentes, alimentando exclusivamente de leite, entretanto após 7 a 10 dias já iniciam o consumo de alimentos sólidos, em pequenas quantidades. À medida que ele cresce o leite não vai sendo suficiente para atender sua exigência, pois a ingestão do mesmo é proporcional ao peso vivo, com média de 10 %. Como exemplo um cordeiro de 10 kg precisaria de aproximadamente 1 litro.

O pico de produção de leite da ovelha varia de 30 a 40 dias, dependendo da raça, pois as específicas para leite têm maior persistência de lactação, desta maneira tendo o pico mais tardio, ocorrendo o inverso com as menos especializadas. Devido a essa situação fisiológica, a partir desse momento, o cordeiro aumenta drasticamente o consumo de alimentos sólidos, pois o leite já não é mais suficiente para atender sua exigência nutricional.

Por esse motivo, o creep feeding (comedouro privativo), local inacessível às ovelhas em que os cordeiros conseguem passar por esse espaço previamente determinado; no mesmo possibilita o fornecimento de ração concentrada, com teor de proteína variando de 18 a 22 % PB. Esta técnica possibilita um incremento no ganho de peso, pois nessa fase o cordeiro tem elevado ritmo de crescimento, devido à deposição dos tecidos ósseos, muscular e também adiposo.

Para adotar a melhor idade para o desmame precisa ser levado em consideração qual é o objetivo da criação, pois temos 3 tipos, sendo o precoce, o semi precoce e o tardio. O precoce é realizado quando os mesmos possuem idade oscilando de 25 a 45 dias, sendo realizado principalmente na Europa, em rebanhos leiteiros, pois os mesmos são desmamados e as ovelhas continuam sendo ordenhadas. Nesse caso o objetivo principal é a produção de leite, para elaboração de derivados, principalmente os queijos finos.

O semi precoce é o desmame realizado quando os cordeiros estão com 46 a 90 dias de nascidos, sendo o mais indicado e usado no Brasil, principalmente na criação destinada à produção de carne. As ovelhas com maior produção leiteira devem ser secadas entre 70 a 80 dias, pois quando esta prática é realizada precocemente propicia o relaxamento do esfincter (válvula do canal o teto), o que propícia à entrada de bactérias e conseqüentemente podendo ocasionar uma mastite.

O desmame tardio é considerado quando acontece acima dos 91 dias de idade, o que não é recomendado, pois são praticados em rebanhos criados extensivamente, por esse motivo não deve ser adotado, pois nessas propriedades geralmente possuem baixo nível tecnológico, conseqüentemente tendo baixa produtividade e rentabilidade.

Na Figura 1 podemos observar a curva de lactação de ovelhas (parte da tese de doutorado do autor); na 2 e 3 podemos observar dois modelos de comedouro privativo adotado na Universidade de Marília (Cabanha UNIMAR).

Para aumentarmos a rentabilidade da ovinocultura devemos desmamar cordeiros com pelo menos 16 kg de peso vivo (aos 60 dias), permanecendo por mais 60 a 90 dias confinados, possibilitando que o mesmo seja abatido com idade variando de 120 a 150 dias, desta maneira obtendo carne de excelente qualidade. Já existem alguns trabalhos de pesquisas com resultados de abate dos cordeiros com idade média de 60 a 65 dias de vida, ou seja, os mesmos atingem o peso de 30 a 31 kg de peso vivo dias já no desmame. Nessa linha de pesquisa, a UNIMAR é pioneira, com o uso de cordeiros com a raça Suffolk, alimentados em comedouros privativos, esses resultados tem sido alcançado desde 1996. Esses trabalhos podem ser consultados nas referências citadas.

Figura 1. Curva média de lactação das ovelhas Suffolk (Garcia et al. 2003).


Figura 2. Comedouro privativo metálico móvel para cordeiros (UNIMAR).


Figura 3.

Referências bibliográficas

ALMEIDA JÚNIOR, G.A., COSTA, C.; MONTEIRO, A.L.G.; GARCIA, C.A.; MUNARI, D.P.; NERES, M.A. Desempenho, características de carcaça e resultado econômico de cordeiros criados em creep feeding com silagem de grãos úmidos de milho. Revista Sociedade Brasileira de Zootecnia, v.33, p.1.048-1.059, 2004.

BORTOLETTO, D.B., NERES, M.A., GARCIA, C.A. et al. Efeito da suplementação alimentar com feno de alfafa no desempenho de cordeiros em aleitamento. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1, 1997, Marília. Anais... Marília: UNIMAR, 1997. p.39.

CIDRÃO, K.; GARCIA, C.A., GUIMARÃES, A.M.; BONATTI, C. Desempenho e características da carcaça de cordeiros alimentados com níveis de proteína bruta no suplemento mineral em sistema de "creep feeding". REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 42, Goiânia- GO, 2005, Anais... CD ROM.

GARCIA, C.A., ORTIZ, J.S.; SPERS, R.C., CARVALHO, S.M. R., ANDRADE, C. B. Desempenho de cordeiros alimentados e terminados em creep feeding com níveis de resíduo de soja em substituição ao farelo de soja. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41, Campo Grande- MS, 2004a, Anais... CD ROM.

GARCIA, C.A., ORTIZ, J.S.; COSTA, C.; GIANLORENÇO, V.K., DIAZ, I.D.P.S. Níveis de suplementação restrita no desempenho de cordeiras criadas em creep feeding. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41, Campo Grande- MS, 2004b, Anais... CD ROM.

GARCIA, C.A.; COSTA, C.; MONTEIRO, A.L.G.; NERES, M.A.; ROSA, G.J.M. Níveis de energia no desempenho e características da carcaça de cordeiros alimentados em creep feeding. Revista Sociedade Brasileira de Zootecnia, v.6, p.1.371-1.379, 2003.

NERES, M.A.; GARCIA, C.A.; MONTEIRO, A.L.G. et al. Níveis de feno de alfafa e forma física da ração no desempenho de cordeiros em creep feeding. Revista Brasileira de Zootecnia, v.30, n.3, p.941-947, 2001.

ORTIZ, Jessé Siqueira, COSTA, Ciniro, GARCIA, C. A., SILVEIRA, L. V. A. Efeito dos diferentes níveis de proteína bruta na ração sobre o desempenho e as características de carcaça de cordeiros terminados em creep feeding. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. , v.34, p.2390 - 2398, 2005.

SILVA, J.J.; COSTA, C.; MONTEIRO, A.L.G.; GARCIA, C.A.; CROCCI, A.J. Contribuição do leite de ovelhas Suffolk no desempenho dos cordeiros, em dois sistemas de produção. REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39, Recife- PE, 2002, Anais... CD ROM.

CLEDSON AUGUSTO GARCIA

Professor da Universidade de Marília

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ROLDÃO GONÇALVES BARBOSA

GOIÂNIA - GOIÁS - OVINOS/CAPRINOS

EM 12/11/2019

Gostei! Muito objetivo e técnico, o articulista faz suportar seus argumentos na sua formação e numa vasta literatura listada na bibliografia.
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 08/02/2018

Prezada Cassandra o melhor é ir diminuindo gradativamente, ou seja, de quatro para duas mamadas, além de diminuir a quantidade de leite. mas é normal sentir a falta do leite, quando tirar a totalidade, isso por pelo menos dois a três dias. att
CASSANDRA MOREIRA

LAGOA VERMELHA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 07/02/2018

Olá! Tenho uma ovelha com 90 dias, criei na mamadeira (de estimação), esta mamando 4 litros de leite por dia, não quer pastar, come pouca alfafa e pouca ração. Já tentei de todas as formas mas sem sucesso, ela berra dia e noite se não der o leite. O que posso fazer?
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 29/12/2016

Prezado Giovani é sinal que sua genética e alimentação estão muito bem. Hoje o peso ideal de abate é de 35 a 40 kg, se conseguir até 80 dias seria excelente, resultando em carne de melhor qualidade. att
GIOVANI LUIS KLOCH

IPORÃ DO OESTE - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 24/12/2016

Boa tarde Dr.

Li vários artigos que falam sobre o abate de cordeiros com peso vivo de 30 kg, sendo este o animal que o mercado procura. Porém meus animais estão atingindo este peso antes da desmama de 60 dias.   A amamentação pode interferir no gosto da carne?

Devo diminuir o período de amamentação e confina-los( Isso aumentaria meus custos de produção)?



Um abraço
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/11/2016

Prezado Flávio precisaria se organizar para desmama-los, caso contrário  pode atrasar o cio das ovelhas. O ideal é desmama-los com 60 a 80 dias. att
FLAVIO SOUZA

MACEIO - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 29/10/2016

Olá Prof. Cledson. Possuo um rebanho de 120 matrizes e tenho muita dificuldade em fazer o desmame, seja por conta da possibilidade de mastite, seja pela dificuldade em conter os cordeiros separados das mães, mão-de-obra, estresse e tudo mais.  Gostaria de saber se é viável terminar esse cordeiro aos 5, 6 meses, sem desmame e com suplementação para todos os animais,
MAIA S CORTEZ

PINDAMONHANGABA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 15/07/2016

tenho uma ovelha que a mãe rejeitou estou criando dentro de casa pois não tenho espaço para tal  estou alimentando-a de leite na mamadeira ´por 3 x ao dia e não sei mais que dar a ela para comer ,claro eu a levo para pastar na praça perto de casa, pois não acho ração pro.pria para ovelha, o que o senhor me recomendaria para dar a ela desde já muito obrigada.
VIVIANE FRANCO

SIDROLÂNDIA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 04/02/2015

Eu estou comesando a minha criação santa Inês i tinha duvidas sobre desmama valeu demais estas dicas muito brigado.
CLEDSON AUGUSTO GARCIA

SÃO PAULO

EM 10/07/2013

Prezado Marcelo Guimarães e demais interessados o ideal é desmamar os cordeiros com idade de 60 a 90 dias. Com 60 dias é recomendado quando a ovelha não esteja com boa condição corporal e com 90 para aquelas matrizes com maior produção de leite, ou seja, para aquelas que tenham maior habilidade materna e esteja numa melhor condição corporal. O ideal é diminuir a qualidade da alimentação das mesmas uma semana antes do desmame, para que no dia de tal prática ela já tenha diminuído à sua produção de leite. Continue com essa alimentação por mais 3 dias pós desmame, para que não aumente sua produção. Após a retirada do cordeiro 24 horas coloque o mesmo novamente para mamar por uns 10 minutos e depois não deve ter mais contato com a ovelha. att
LOURENÇO MARTINS

PONTA PORÃ - MATO GROSSO DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 10/01/2013

bom dia como devo fazer para iniciar a desmama dos cordeiros eo tempo certo ?


obrigado att. lourenco
HEMERSON DOS SANTOS DE ANDRADE

GUAJARÁ-MIRIM - RONDÔNIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 29/10/2012

Qual o tempo ideal que eu posso deixar meus cordeiros separados do rebanho para desmame? Obrigado.
SÉRGIO MANGANO DE ALMEIDA SANROS

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/07/2008

Caro prof. Cledson.

Quando utilizamos o creep através da adaptação da mangueira dos animais, qual seria a melhor altura da porta de entrada dos cordeiros? Obrigado

<b>Resposta do autor:</b>

Prezado Sérgio,

Desculpe a demora (estávamos de férias)...a largura (17 a 20 cm dependendo a raça - Sta Inês e Morada Nova menor distância) é mais importante que a altura (35 a 40 cm).
Grande abraço

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures