Autor do artigo: Luiz Felipe Martins Neves, Zootecnista.
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Material e métodos
Foi realizada uma pesquisa de mercado e a coleta dos dados junto aos supermercados e restaurantes foi um questionário (Apêndice A) para saber a situação que se encontra a comercialização dos cortes da carne ovina em Belo Horizonte. A aplicação deste questionário foi conduzida pelo próprio pesquisador, no mês de abril e maio de 2014.
A seleção dos locais foi devido à localização (centro-sul) e requinte dos restaurantes, supermercados e boutique de carne em questão. A análise e interpretação dos dados serão feitas através de uma análise qualitativa para evidenciar as características do mercado da carne ovina em Belo Horizonte e inferir sobre as informações dar referências encontradas sobre o tema. Para a apresentação e discussão dos dados iremos utilizar a denominação estabelecimento 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Resultado e discussão
A carne de cordeiro comercializada em Belo Horizonte tem como origem outros estados e até mesmo outros países onde a produção muitas vezes excede a demanda podendo assim ser exportada. De acordo com os entrevistados, os fornecedores do Brasil não apresentam um controle do padrão da qualidade da carne o que os leva a comprar de outros países.
A origem da carne ovina é principalmente de outros estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, tendo também exportações de outros países como Nova Zelândia e Uruguai. Essas localidades apresentam um comércio mais estruturado em relação a fornecer a carne no padrão de qualidade esperado pelo consumidor. Após as entrevistas obtivemos alguns resultados conforme a tabela 2
Tabela 2 - Tipos de cortes dos estabelecimentos.
*Se refere a stinco, steak de pernil, hambúrguer e contra filé.
Segundo Azevedo (2007) os supermercados e os restaurantes possuem grande dificuldade de encontrar a carne ovina com o padrão de qualidade que os consumidores esperam. Após sete anos essa realidade não muda muito, uma vez que, os estabelecimentos continuam com dificuldade de encontrar a carne ovina com um elevado padrão de qualidade.
O levantamento desses estabelecimentos totalizou uma comercialização de aproximadamente 3.600 kg por mês. Os estabelecimentos entrevistados relataram um aumento no consumo da carne ovina nos últimos anos, esse aumento será representado através da tabela 3. O aumento do consumo muitas as vezes está relacionado ao poder de aquisição e a qualidade da carne oferecida pelos mesmos.
Tabela 3 – Aumento percentual por ano.
Quando os entrevistados foram perguntados sobre o preço da carne ovina, relataram que o preço ainda é alto, uma vez que essa carne tem que ser importada. Os estabelecimentos descrevem que essa baixa oferta da carne ovina na região de Belo Horizonte- MG se dá pela falta de informação ao produtor sobre a demanda, logo produtores não tem estimulo para produzir com um alto padrão de qualidade.
Segundo dados do MAPA (2010) o consumo per capta é de aproximadamente 0,7 kg de carne ovina e esse consumo pode estar relacionado ao costume (hábito), ao poder aquisitivo entre outros fatores. O consumo da carne ovina em Belo Horizonte está um pouco direcionado a região centro-sul, uma vez que, pessoas que frequentam estabelecimentos ou residem nessa região apresentam um poder aquisitivo maior.
A oferta da carne ovina também passa por uma época do ano denominada entressafra, momento em que ocorre a escassez do produto. Nesse período é difícil encontrar a carne ovina, logo se sobressai no mercado àqueles produtores que trabalham bem com o manejo dos animais produzindo o ano todo. Sabe-se que na região nordeste o consumo da carne ovina é maior, o que justifica a maior quantidade de cabeças presente nesta localidade. Em torno de 90% dos animais são destinados à produção de carne (SOBRINHO E OSÓRIO, 2008).
Conclusão
A comercialização da carne ovina em Belo Horizonte – MG tem aumentado nos últimos anos, porém essa carne comercializada vem de outras localidades, uma vez que não há produção significativa na nossa região. São encontrados vários cortes que valorizam e agregam valor a carne ovina.
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APÊNDICE A- Questionário aplicado nos principais pontos de venda da carne ovina: