Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina: reunião das províncias discute ovinocultura

postado em 14/09/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Foi realizada na Cidade Autônoma de Buenos Aires uma segunda reunião das províncias da região da Patagônia com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do país. A mesma foi convocada pelo secretário da organização, Lorenzo Basso, com o objetivo de avançar no projeto de um Programa de Carne Ovina para a Patagônia. Na reunião, foram feito avanços sobre os objetivos do programa e identificação dos principais limitantes, não somente relacionadas com a produção propriamente dita, mas também, com as outras etapas inerentes à cadeia.

Na mesa, que contou com a participação do secretário de Produção de Río Negro, Daniel Lavayén, estiveram representados todos os setores, com uma ampla participação da Câmara Frigorífica Ovina da Patagônia. Também estiveram presentes representantes das províncias patagônicas: La Pampa, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego.

Um dos pontos centrais da reunião foi a necessidade de priorizar e estabelecer políticas relacionadas ao cuidado das pastagens naturais visando a obtenção de ambientes sustentáveis. Essa questão é fundamental para poder produzir carne ovina de maneira sustentável. A intenção dessa mesa foi seguir os passos do sistema de trabalho do Prolana, o qual, através de um protocolo similar e publicação de um sistema de preços de referência, permitiu defender o preço pago ao produtor, aproximando o valor do mercado internacional.

De forma paralela, espera-se avançar em normas comerciais e sanitárias, através da Oficina Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA) e do Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), respectivamente. Através do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA), se desenvolveria um protocolo de qualidade de carcaças e, assim, se obteria uma melhor transparência no mercado e melhorias na qualidade da produção.

Outros pontos da reunião foram as estratégias de prevenção de emergência, as quais se abordariam através de sistemas de alerta para reduzir o impacto dos desastres e ter, assim, um setor preparado para enfrentá-las e amortizar seus efeitos. Nesse sentido, a ideia é avançar no desenvolvimento e implementação de seguros de risco, algo absolutamente novo para a região e para o setor.

Também foi dada atenção especial ao avanço da norma para obter a identificação geográfica da Carne Ovina Patagônica, um passo essencial para defender as características do produto da região no mercado nacional e internacional. O financiamento desse projeto faz parte do Programa Pecuário Nacional da Secretaria da Agricultura da Argentina.

A reportagem é do APP Noticias, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade