Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Câmbio e custos são maior problema para produtor

postado em 03/01/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com safra maior e tendência de preços firmes, os grãos têm tudo para garantir uma boa rentabilidade em 2008, mas todo cuidado é pouco com câmbio e custos, que podem comprometer o rendimento.

"Teremos a segunda safra seguida com boa rentabilidade para os grãos. Mas como os custos subiram muito, sobretudo no caso dos fertilizantes, e o dólar seguirá fraco na comercialização, quem não tomar cuidado perderá a oportunidade de aproveitar a fase", afirmou Alexandre Mendonça de Barros, da MB Associados e do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como a queda do dólar tem sido contínua desde 2003, os agricultores brasileiros vêm sendo prejudicados também pela diferença entre a cotação da moeda americana no momento da definição da compra de insumos e na hora da venda da colheita.

Mas em geral, segundo projeções do coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, os preços serão mais que um alento e a renda agrícola das 20 principais lavouras do país deverá alcançar R$ 125,6 bilhões em 2008, 6% mais que em 2007.

As informações são de Fernando Lopes, do Valor Econômico.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade