Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: Aprisco fortalece cadeia produtiva

postado em 04/07/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Projeto de Apoio a Programas Regionais Integrados e Sustentáveis da Cadeia da Ovinocaprinocultura (Aprisco), do Sebrae, vem colhendo bons resultados no Ceará. Com aproximadamente 2,3 milhões de cabeças ovinas e caprinas, o estado apresenta 93% de seus produtores vivendo da atividade, de acordo com dados do IBGE.

Segundo reportagem do Diário do Nordeste, o programa está sendo desenvolvido com apoio da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Fundação do Banco do Brasil (FBB), e conta com investimento da ordem de R$ 1.166.937,25 - recursos que estão sendo aplicados, ao longo de 2006, em ações de manejo alimentar e comercialização.

Atualmente, o Aprisco atua junto a 1.180 produtores, com um rebanho aproximado de 140.000 animais. Além do trabalho de assistência aos produtores, implementando tecnologias a baixo custo desenvolvidas pela Embrapa Caprinos, o Sebrae/CE está presente em todos os eventos de relevância no calendário de agronegócios do Estado.

O projeto vem estimulando o associativismo e a inserção competitiva no mercado, capacitando os produtores e realizando consultorias coletivas (dias de campo). Até junho de 2006, foram desenvolvidas mais de 3.250 consultorias e realizadas cerca de 20 dias de campo, com uma média de 50 produtores participantes. Entre os temas abordados, destacam-se manejo alimentar e reprodutivo.

No Nordeste brasileiro, o Sebrae está presente em 278 municípios, todos atuantes na ovinocaprinocultura, com o objetivo macro de desenvolver, apoiar e fortalecer a cadeia produtiva do setor.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Clemens Barbosa de Novais Junior

Barra do Garças - Mato Grosso - Consultoria/extensão rural
postado em 04/07/2006

Parabéns ao SEBRAE cearense pelo trabalho de estímulo ao associativismo e participação no mercado.

Também buscamos esta oportunidade aos criadores, porém não há tradição aqui na nossa região, que ainda são carentes de informações básicas da ovinocultura.

A associação está criada (NUCCOVA - Núcleo de criadores de caprinos e ovinos do vale do Araguaia, Barra do Garças-MT) , os primeiros passos estão sendo dados: parcerias, levantamento de dados da região, exposições agropecuárias, leilão, cursos.

Não é fácil profissionaizar uma idéia, um segmento do agronegócio (ovinocultura), mas persistiremos, pois entendemos ser viável e uma grande alternativa a produtores de Mato Grosso também.

Seremos fortes se somarmos, em todas as esferas (municipal, regional e nacional). Participem!!!!!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade