Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: demanda por ovinos e caprinos não é atendida

postado em 18/06/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Ceará vive expansão no setor produtivo da ovinocaprinocultura, mas ainda é tímida em relação à procura por derivados, carne e leite, de ovinos e caprinos. A oferta está longe de atender à demanda regional. "O setor é crescente, expande-se a uma média anual de 10%, mas o que produzimos não atende a necessidade do mercado consumidor", observa o coordenador do segmento de ovinocaprinocultura e presidente da Associação dos Criadores de Caprinos de Leite (Caprileite), Daniel Pimentel. "Estamos na época da informação e o evento vai proporcionar momentos de aprendizagem para usos de novas tecnologias de criação", emenda.

O mercado é amplamente favorável, asseguram os especialistas no setor de criação de ovinos e caprinos. "Tudo o que se produz no Ceará é vendido", observa Pimentel. "Na verdade, estamos atrás de produtores e em particular de leite de cabra". A produção leiteira é muito insuficiente para atender à demanda que vem se ampliando com a aquisição do produto por programas de compras governamentais.

No Ceará, segundo avaliação de Pimentel, ocorreu o contrário do que se verifica em geral na atividade econômica. "Primeiro, criamos o mercado consumidor e, agora, estamos atrás do produtor", destaca. No município de Umirim, uma unidade produtora foi instalada com o objetivo de manter uma criação de 50 mil cabeças e já chegou a 14 mil animais. "Precisamos dar uma alavancada", alerta Daniel Pimentel, que também é criador no Município de Horizonte.

Descentralizar produção

Na unidade produtora de Pimentel, são ordenhados 300 litros de leite de cabra por semana, que são adquiridos por projetos do Governo do Estado. "O nosso esforço é para abrir novos núcleos de produção no Interior", diz.

Hoje, as regiões de maior produção de ovinos e caprinos no Estado são Inhamuns e Sertão Central. Os números demonstram que, em termos de leite de cabra, o Ceará está muito aquém. Na Paraíba, a produção diária é de 18 mil litros, enquanto que por aqui a produção mensal é de apenas 20 mil litros.

Em decorrência da melhoria genética e de alimentação adequada, além dos cuidados de sanidade, um cordeiro atinge o peso de 36 quilos em 120 dias, o ideal para o abate. "Houve um aumento no consumo de carne de ovinos e a tendência do mercado é de manter essa expansão", frisa Pimentel.

Os caprinos e ovinos são animais resistentes e têm adaptação ao clima do sertão nordestino. Entretanto, neste ano de seca, muitos criadores enfrentam dificuldades e estão vendendo parte do rebanho por preço reduzido. "Isso demonstra a falta de reserva de alimentação com base em proteína e silagem", avalia. "Precisamos incentivar a criação de reserva estratégica de silagem nas unidades produtoras".

A ovinocultura e a caprinocultura são atividades tradicionais no Nordeste, região que concentra 57% dos ovinos e 91% dos caprinos do Brasil. A baixa adoção de tecnologia, aliada à pouca ou nenhuma organização dos produtores tem perpetuado o setor como atividade de subsistência, sem maiores chances de se tornar opção de renda ou de negócio. Ao mesmo tempo, existe uma demanda pela carne ovina no interior e maior ainda nas cidades turísticas litorâneas.

As informações são do Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade