Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Chile: exportações de carne ovina cresceram 18% em 10

postado em 18/02/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O volume de exportações de carne ovina aumentou 18% durante 2010 com relação a 2009. As 6.827 toneladas exportadas significaram retornos de US$ 32,5 milhões, 22,1% a mais que no ano anterior, informou o Ministério da Agricultura através da Oficina de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa).

O aumento das exportações de carne ovina se deveu ao aumento da demanda, o que trouxe como consequência altos preços internacionais, segundo explicou o diretor da Odepa, Gustavo Rojas. Inclusive, as projeções sobre o mercado internacional de carne ovina indicam que a demanda mundial de ovinos crescerá a um ritmo entre 2% e 3%/ano, que se concentrará em países em desenvolvimento.

Segundo a Odepa, Magallanes é, tradicionalmente, a região responsável pelas exportações de carne ovina. No entanto, nos últimos anos, foram incorporados novos participantes ao processo exportador. Em 2010, o valor das exportações da Região de Magallanes correspondeu a 91,2% do total, seguido pela região de Los Lagos (2,3%), Bío Bío (2,2%), Maule (2%) e Aysén (1,8% do valor exportado). Em 2010, o Chile exportou carne ovina a um preço médio de US$ 4,77 por quilo.

Quanto aos destinos, os principais países que compraram carne ovina chilena foram Espanha (38%), Holanda (9%), Dinamarca (9%), Reino Unido (9%), Israel (8%), França (6%), Suécia (6%), Alemanha (5%) e México (3%).

A reportagem é do La Tercera, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade