Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Especialista comenta caso de disfagia

postado em 21/10/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Fernando Rodrigues Cunha enviou uma dúvida ao Fórum Técnico "Sanidade". Ele conta que possui uma criação de ovinos da raça Santa Inês no noroeste de Minas Gerais e que algumas ovelhas que pernoitam em um galpão com piso de concreto estão roendo tal piso. O criador diz que fornece sal mineral a vontade e gostaria de saber o que pode estar acontecendo. O médico veterinário e consultor em sistemas de produção de ovinos, Daniel de Araújo Souza, enviou a seguinte resposta. Confira:

"De fato, o hábito de roer o piso é, a priori, um sinal de deficiência mineral, como em qualquer caso de disfagia.

Lhe recomendaria checar a qualidade do suplemento mineral que você utiliza, se é de uma fonte idônea e se está balanceado corretamente, etc.

Por outro lado, dê uma checada no manejo do suplemento mineral e na forma na qual o mesmo está sendo disponibilizado às ovelhas, pois a depender das condições (tipo de cocho, espaço de cocho, localização e dimensionamento do cocho, disponibilidade do suplemento, regularidade e tipo de fornecimento, e comportamento dos animais) pode ocorrer que algumas ovelhas não estejam tendo acesso adequado ao suplemento e/ou não estejam ingerindo a quantidade mais adequada de suplemento mineral para atender suas necessidades, especialmente se as mesmas estiverem em lactação."


Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade