Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Itália: protestos pelo baixo preço do leite ovino

postado em 04/10/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Mais de mil produtores de ovinos da Itália levaram seus rebanhos para Roma em uma demonstração de protesto pelos baixos preços do leite e pela redução nos ganhos com a atividade. O protesto, que foi o segundo feito no Ministério da Agricultura em três semanas, incluiu produtores de Sardinia, Lazio, Tuscani, Umbria, Sicília e outras regiões, algumas criadoras de cordeiros, e alertou que alguns produtores estão "em risco de extinção" devido aos preços atacadistas do leite que caíram 25% em dois anos, enquanto os preços da lã e da carne de cordeiro também caíram.

"Quase uma em cada três fazendas de criação de ovinos desapareceu nos últimos dez anos", disse a associação rural Coldiretti. Roma ofereceu propostas que disse que daria suporte aos produtores rurais, mas o Governo autônomo de Sardinia não concordou, chamando as propostas de insignificantes. "Nenhuma iniciativa concreta ou forte para apoiar o setor (de produção ovina) foi feita no último mês", disse o Governo de Sardinia, representando a segunda maior ilha da Itália depois da Sicília.

Os preços do leite ovino no atacado da Itália caíram em parte devido ao fato de o mercado dos Estados Unidos estar usando cada vez mais queijos feitos em Wisconsin, Califórnia e Nova York vendidos de forma incorreta com o nome de "romano", disse Coldiretti. Essa "imitação" dos queijos italianos levou as exportações dos queijos italianos legítimos, feitos com leite de ovelha, a caírem 32%, disse a associação.

A reportagem é do UPI.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade