Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leite de cabra gaúcho é consumido fora do Estado

postado em 08/02/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com 3,3 mil cabeças de cabras de leite que compõem o rebanho comercial, o Rio Grande do Sul vê boa parte da sua produção seguir para os mercados do Nordeste e do Sudeste. O movimento é resultado de hábitos de consumo e também do poder aquisitivo. Atualmente, duas indústrias processam o leite do Estado: uma em solo gaúcho e outra no Rio de Janeiro, que desloca o produto para o Paraná. Em 2011, juntas elas processaram 1,1 milhão de litros do RS. O preço do litro aos criadores é de R$ 1,20 na safra e de R$ 1,28 na entressafra. A Cappry's, que processa o leite de cabra no Estado, recebeu 600 mil litros da matéria-prima de 20 produtores.

O diretor da empresa, Alessandro Gestaro, diz que o produto ainda enfrenta o desconhecimento, o estranhamento quanto ao sabor e a falta de escala. Segundo ele, o produto é voltado para um nicho, especialmente para os intolerantes a proteínas existentes no leite de vaca, caseína alfa-s1 e lactoalbumina. "Segundo pesquisas, isso corresponde a 20% da população." Por isso, Gestaro explica que a indústria investe em processos para reduzir o sabor forte e uma estratégia foi se unir à soja. "Era nossa grande concorrente, agora é aliada."

A produção também foi profissionalizada. A indústria, por exemplo, precisou eliminar os fornecedores que tinham problemas de logística ou produção. "Balizamos em 36 mil a 37 mil litros por ano porque o produtor tem que ter renda."

As informações são do Correio do Povo, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade