Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Língua azul atinge status de epidemia no Reino Unido

postado em 05/10/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O vice-veterinário chefe do Departamento para Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (DEFRA) do Reino Unido, Fred Landeg, confirmou que o vírus da doença da língua azul está circulando nos animais e na população de mosquitos do país.

Ele disse que isso significa que o Reino Unido está agora sujeito a uma epidemia da doença e controles mais rígido dos movimentos entrariam em vigor, incluindo a implementação de uma zona de controle de 150 km. Essa zona substituirá a zona de controle temporária colocada em prática no começo da semana passada e agora cobre uma parte maior do país. Em algumas áreas, os movimentos de animais susceptíveis estarão sujeitos a controles tanto da doença da língua azul como da febre aftosa.

O secretário do DEFRA, Hilary Benn, disse que a prioridade do Governo britânico é conter esta epidemia e que essas restrições de precaução instauradas têm esta função.

"A avaliação das últimas evidências nos levaram à conclusão de que o vírus da doença da língua azul agora está circulando entre as populações locais de mosquitos e animais", disse Landeg. "Estamos muito cientes do impacto disso e das medidas de controle associadas, mas a decisão de confirmar uma epidemia não foi tomada levianamente. A doença se dissemina via mosquitos vetores, e não por contaminação animal para animal. Isso significa que os animais infectados com a doença da língua azul não serão obrigatoriamente abatidos de agora em diante".

"Não existe vacina atualmente disponível; entretanto, consideraremos a vacinação no caso de uma vacina autorizada adequada inativada se tornar disponível".

De acordo com a Estratégia de Controle da Doença da Língua Azul e com a Lei européia, uma Zona de Controle de 20 km foi colocada em prática ao redor da área em East Anglia, condados de Norfolk e Suffolk, na Inglaterra, onde casos foram identificados até agora. Os animais ruminantes poderão ser movidos dentro da Zona de Controle da Doença da Língua Azul, mas não fora dela, exceto para abate na Zona de Proteção da Doença da Língua Azul.

Além disso, uma Zona de Proteção da Doença da Língua Azul de 150 km cobrindo partes das regiões de Lincolnshire a Sussex será colocada em prática. Os animais ruminantes poderão se movimentar dentro desta Zona de Proteção, mas não sair dela.

A reportagem é do Farmers Weekly Interactive.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade