Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mapa genético ovino quase completo

postado em 08/08/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Dentro de dois anos, os criadores de ovinos estarão enviando amostras de sangue para testar para importantes marcadores genéticos em animais individuais.

A capacidade de descartar ao desmame cordeiros que carregam genes para baixa resistência a vermes, resistência da lã, fertilidade ou fibras escuras será em breve uma realidade, de acordo com o diretor de genômica ovina do Meat and Livestock Austrália (MLA), Rob Forage.

Isso é possível porque a constituição genética dos ovinos é agora largamente conhecida, apesar de os códigos genéticos exatos ou marcadores de DNA que codificam para características muito particulares ainda estarem sendo explorados.

Até agora, os pesquisadores foram capazes de montar peças deste massivo quebra-cabeça para formar o "genoma ovino virtual" e enquanto a busca por marcadores continua, Forage disse que os significantes benefícios do atual conhecimento estão a ponto de fluir.
 
"Durante os próximos seis a 12 meses veremos grandes passos adiante. Estamos atualmente fazendo parte de um esforço internacional para encontrar cerca de 50 mil marcadores de DNA ovino que levarão a um melhor desempenho na criação ovina em um futuro não tão distante".

Saber como esses genes interagem é outro desafio que está sendo atualmente estudado na Faulkiner Research Station, na Austrália. Cerca de 100 características foram medidas em mais de cinco mil animais.

Estas informações serão combinadas com marcadores de DNA de 50 mil ovinos com o objetivo de associar características com marcadores. A partir disso, os pesquisadores desenvolverão uma ferramenta diagnóstica para produtores.

As informações são do site FarmOnline.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade