carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MS: produção de ovinos será um dos temas da Dinapec 2014

postado em 12/03/2014

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um dos trabalhos realizados pela Embrapa que tem chamado atenção dos produtores está relacionado à produção de ovinos e será um dos temas do Roteiro Tecnológico da Dinapec (Dinâmica Agropecuária). “A demanda pela carne de ovinos tem crescido no Brasil e não temos como atender os consumidores”, disse o pesquisador Fernando Reis, um dos especialistas que conduz as pesquisas com ovinos em Mato Grosso do Sul. Na opinião do pesquisador, um dos problemas do crescimento lento da produção no MS está na organização do setor.

Para atender o mercado interno há necessidade de importar o produto, um dos motivos dos preços altos da carne ovina. Enquanto a arroba do boi está em torno de 120 reais a de ovino está entre 140 e 190 reais e no supermercado a diferença de preço acompanha. Como exemplo, citamos a costela ovina que não sai por menos de 22 reais o quilo e a paleta custa de 25 a 26 reais. Além disso, não é em todos os supermercados que se encontra a carne de carneiro, cordeiro ou ovelha.

Um dos motivos do aumento de consumo da carne ovina acredita Fernando Reis, está relacionado aos problemas sanitários que acometeram os bovinos como a Febre Aviária (Ásia), Mal da Vaca Louca (Europa) e Febre Aftosa (Brasil), fatos que reduziram a oferta mundial desse produto, além de o consumidor optar por um produto mais saudável e isento de problemas sanitários.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA; aponta o Brasil como 14° maior produtor mundial de ovinos com um plantel de 15 milhões de cabeças e com um crescimento anual aproximado de 2,5% ao ano em sua produção.

Os produtores brasileiros têm dificuldade em aumentar sua produção e torná-la mais rentável por uma série de barreiras, tais como a inexistência de um mercado constante, de uma oferta regular de matrizes para recria, de frigoríficos adequados para atender esses animais, comercialização entre outros.

O que cabe à pesquisa tem sido feito e divulgado, como acontecerá durante a Dinapec, onde serão mostrados resultados de estudos feitos com alimentação de ovinos, sanidade e manejo desses animais, além da oportunidade de os visitantes conversarem com os pesquisadores para tirarem dúvidas.

Durante a Dinapec estão previstos dois roteiros de ovinos: o primeiro na quinta-feira, 13, das 13 às 16 horas e na sexta-feira, 14, das 08 às 11 horas. Os pesquisadores da Embrapa e professores da Universidade Uniderp/Anhanguera e da Federal da Grande Dourados (UFGD) vão apresentar resultados de suplementação alimentar, de avaliações de resistência à verminose e sua influência no desempenho dos animais, a produção de ovinos em pastagens tropicais, desempenho e características do ovino pantaneiro, confinamento de cordeiros e ainda uma demonstração de cães de pastoreio e como esses animais ajudam o campeiro na lida com os ovinos.

A Associação Centro-Oeste de Pastoreio (ACOPAS) fará as demonstrações utilizando três cães da raça Border Collie e mostrar o quanto esses animais podem ser úteis. Outros trabalhos da Dinapec podem ser acessados por meio da página da Embrapa na internet: www.cnpgc.embrapa.br

Mais informações sobre a Dinapec:



A Dinâmica Agropecuária - Dinapec é uma feira tecnológica anual com o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa. Na Dinapec 2014 serão oferecidos minicursos, clínicas tecnológicas e roteiros tecnológicos temáticos abordando os seguintes temas: leite, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), recuperação de pastagens degradadas, sistemas agroflorestais (SAFs), Sistema de Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica de Nitrogênio (FNB), melhoramento genético animal, sanidade e nutrição animal. Esta nova edição também conta com oficinas práticas ministradas pelos instrutores do SENAR/MS. A proposta para 2014 é maior interação e troca de informações entre visitantes e pesquisadores. O evento ocorrerá de 12 a 14 de março, em Campo Grande, MS, na sede da Unidade Gado de Corte.

As informações são da Embrapa Gado de Corte, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade