Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

NE: Embrapa disponibiliza sêmen de raças em extinção

postado em 13/02/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Embrapa Meio-Norte disponibilizou aos produtores de caprinos sêmen de raças nativas do Nordeste em risco de desaparecimento. Existem atualmente 764 doses de sêmen processadas e armazenadas em nitrogênio líquido em botijões criogênicos. As doses de sêmen são de quinze reprodutores do grupo Marota e cinco reprodutores do grupo Azul do rebanho da Embrapa. De acordo com Adriana Mello de Araújo, pesquisadora da Embrapa Meio-Norte e curadora das raças Marota e Azul, essa é a primeira vez que sêmen dessas raças é disponibilizado aos produtores.

Ela destaca que as análises de qualidade das amostras forneceram motilidade individual no sêmen congelado de 53% e vigor de 3,5. "Estes resultados estão dentro dos padrões de qualidade. A taxa de gestação na inseminação artificial em caprino pode alcançar 50%, variando conforme a condição nutricional e sanitária do rebanho. Os custos e a eficácia do processo de congelamento de sêmen de caprinos precisam ser melhorados para viabilizar a popularização da técnica. Entretanto, a utilização dessa técnica associada à inseminação artificial justifica-se pela importância de se disseminar material genético em risco de desaparecimento", ressalta.

O rebanho de conservação da Embrapa Meio-Norte é composto de 119 animais do grupo Marota e 50 animais do grupo Azul. Encerrada nestes grupos de caprinos locais, há uma diversidade genética desconhecida do ponto de vista científico e importante para a região semiárida.

O trabalho de coleta de sêmen foi iniciado em 2008, com o apoio do Banco do Nordeste. As coletas e congelamento foram realizadas pela TecFertil Serviços Veterinários e Produção Animal, em Teresina. Os ejaculados aprovados foram diluídos em meio de congelamento (Tris-Gema-Glicerol), de modo a obter-se a concentração de 200 milhões de espermatozóides por dose de sêmen congelada.

As doses de sêmen estão conservadas na Embrapa Meio-Norte, em Teresina, e qualquer produtor rural poderá solicitá-las diretamente, sendo a solicitação analisada pela curadoria. Dois aspectos principais serão considerados na concessão de doses. A primeira é que o produtor deverá estar disponível para intercambio técnico com a Embrapa. A outra é que de acordo com a legislação sanitária vigente, só é permitido ao Piauí, por ser zona de risco desconhecido para a febre aftosa, enviar sêmen de animais susceptíveis à febre aftosa para regiões que se encontrem na mesma zona de risco, como por exemplo, os estados de Alagoas, Paraíba e Ceará.

As informações são da Embrapa Meio-Norte, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade