Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ovinos despertam interesse de produtores da Amazônia

postado em 12/08/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A criação de ovinos é uma atividade que vem crescendo na Amazônia. O rápido retorno econômico chama atenção de vários produtores que enxergam a possibilidade de um mercado abrangente para essa produção. A busca no mercado é cada vez maior, e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Antes os produtores vendiam a carne de animais de descarte. Hoje a busca é pela qualidade. Isso tem modificado consideravelmente esse segmento. O consumidor quer uma carne mais macia e suculenta.

"A alternativa para obter esse produto é abater mais cedo. O ideal é que o processo ocorra entre 90 e no máximo 180 dias. Estes cordeiros fornecem uma carne de melhor qualidade e valor comercial significativo", explica o pesquisador Ramayana Menezes Braga, da Embrapa Roraima. Vários criadores, principalmente os que estão voltados para a pecuária de corte, estão criando ovinos como mais uma opção de receita em suas propriedades.

"A atividade é economicamente viável, pois com o abate mais cedo, os criadores têm menos despesas, além de obter um lucro elevado, pois o valor da venda é pelo menos duas vezes maior que a do carneiro adulto. O valor da carne de carneiro no mercado comum está em torno de 13 reais, a carne do cordeiro pode ser vendida entre 25 e 30 reais", diz o pesquisador.

Para abastecer esse tipo de mercado é necessário que se tenha um produto com boa qualidade. Por isso é importante pensar em animais com boa genética e buscar a raça adequada para produzir melhor. Animais com mais carne são objetivo comum dos criadores e a maior preocupação é com relação ao próprio mercado, que é exigente com relação a periodicidade do abastecimento da carne. É preciso manter uma regularidade de oferta sem esquecer a qualidade do produto.

"Para os produtores interessados em iniciar a criação de ovinos, ou mesmo os que já criam, principalmente para o trabalho relacionado a cordeiros precoces, o conselho é que procurem técnicos que conheçam a atividade para que façam um planejamento da propriedade. Pensar nas instalações, pastagens, alimentação, raça que vai utilizar e sanidade são pontos importantes. É preciso que se tenha controle da produção, funciona como uma empresa" finaliza o pesquisador.

As informações são da BV News/Roraima, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade