Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: núcleo de caprinos leiteiros do Ipa é inaugurado em Sertânia

postado em 28/10/2013

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O setor de caprinocultura de Pernambuco recebeu um incentivo na última quinta-feira (24) com a inauguração de um núcleo voltado à produção de leite e reprodução de animais. O Núcleo de Caprinos Leiteiros do Ipa (Instituto Agronômico de Pernambuco) fica na Fazenda Cachoeira em Sertânia, no Sertão.

O objetivo da unidade é ajudar na recuperação da bacia leiteira e contribuir para a elevação do padrão genético do rebanho. "Podemos dizer que temos aqui um rebanho leiteiro de alta qualidade e de genética superior. Essa genética vai ser difundida com todos os produtores que trabalham com leite de cabra", afirmou o diretor de pesquisa do Ipa, Antônio Santana.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Pernambuco, Aldo Santos, o núcleo também deve impulsionar a produção de leite do estado. "Nas regiões mais secas a caprinocultura é que resiste nos momentos de estiagem. Esse núcleo terá o papel de se articular com as cooperativas, as associações, os pequenos e os médios produtores para que Pernambuco amplie sua capacidade leiteira", disse.

Durante o encontro foram entregues 26 caprinos reprodutores à cooperativas e associações de dez cidades do interior. "Nós produzimos em Sertânia quase três mil litros de leite por dia. Se nós tivermos uma genética nova, produziremos em torno de sete mil litros", contou o caprinocultor Giovani Bezerra Feitosa.

As informações são do G1, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Laureano Garcia Mendez

MARACAIBO - ZULIA - Venezuela - OUTRA
postado em 30/10/2013

Deseo comenzar la cria ovinos deslanados y tambien de caprinos de corte y de seleccio lechera(mestizos,con potencial de 1,5 a 2 lit/dia)importados de Bahia y Nordeste del Brasil.A los efectos,estoy comisionado por un grupo (alrededor de 60 pequeños criadores de mi estado Zulia)para importar unas 2500 cabritonas(7 a 10 meses, 14 a 18 kg de peso)en los meses de Marzo a Junio del 2014,con financiamiento del Gobierno Nacional a traves de Venesur(Mercosur).He pensado en el Sr.Rinaldo dos Santos,quien es mi amigo personal de muchos años,para que me asesore en esta tarea tan beneficiosa para todos.Si en algo Ustedes tambien pueden colaborar se los agradesco,por ejemplo, quiero tener una idea del precio actual(na fazenda)en Reais o Dolares de esta clase de cabritona,para poder luego calcular el precio final de exportacion(transporte interno,alguna comision,flete aereo o maritimo,etc.)Bien,muchas gracias y espero tener de Ustedes buenas noticias en un futuro proximo.Abrazos.

Humberto Pontes Lyra Neto

Recife - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 02/11/2013

Parabéns pela iniciativa do novo projeto, estava mais do que na hora de reconhecer o esforço da ovinocaprinocultura da região do sertão. Parabéns ao IPA.

Alex Marques Resende

Garanhuns - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 02/11/2013

Melhorar a genética do rebanho de caprinos leiteiros de Pernambuco é com certeza um resposta a produtividade já existente nos dias atuais, porém, até que ponto esse novo ganhos genético será realmente atingido? Como estudante de Zootecnia acredito que um dos principais pontos a serem ressaltados é quanto a produção de volumoso de qualidade, além de melhorias no planejamento da produção leiteira!!  
Parabéns pelo bom trabalho que o IPA vem executando, forte Abraço.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade