carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PI: pequenos criadores de Esperantina investem na criação de caprinos

postado em 09/06/2014

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em Esperantina, pequenos agricultores investem na criação de caprinos. Felizes com os primeiros resultados eles já pensam em ampliar o projeto e agregar novos valores aos produtos. Para isso, buscam novas parcerias.

Washington Cunha largou a atividade de metalúrgico e há três anos decidiu investir em cabras leiteiras. Começou com quatro animais adquiridos no interior de Pernambuco. Atualmente já são 19 e uma produção mensal de 300 litros de leite. “Esse leite é transformado todo em queijo, iogurte, além de tirar uma parte para a fabricação de sabonetes. Essa é uma atividade que dá retorno, pois o manejo é bem menos trabalhoso e com o alimento de uma vaca dá pra alimentar dez cabras”, afirmou o criador.

Na região de Esperantina, Norte do Piauí, já são mais de 30 criadores de cabras leiteiras. A atividade na região ainda é uma novidade. Os criadores estão aos poucos descobrindo que podem lucrar muito porque o produto tem um bom valor no mercado.
O leite in natura vai para um espaço, por enquanto, artesanal, onde é feito o beneficiamento. Os agricultores agregam valor ao leite de cabra. O lucro com a venda dos produtos derivados chega a ser três vezes maior.

Para aumentar a produção, o grupo tem buscado a parceria com órgãos públicos e também da iniciativa privada. ”Nós já temos muitas instituições na área de capacitação e investimento. Existe a necessidade de uma usina de beneficiamento de leite de cabra e um aumento no número de animais”, disse o criador Paulo Brasil. O sucesso da atividade é tão grande que os criadores estão precisando de mais animais e não encontram na região.

As informações são do portal G1, adaptadas pela Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade