Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Professor destaca vantagens da caprinocultura

postado em 12/07/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em palestra proferida na Exposição Agropecuária de Araçatuba (Expô 2006), o professor Heraldo César Gonçalves, da Unesp de Botucatu, disse que a carne de caprino está três vezes mais rentável que a de boi, comparando-se o valor da arroba. "Isso sem contar que os produtores contam com linhas de crédito da Caixa Econômica Federal (CEF) para iniciar a criação." acrescentou o professor.

Outra vantagem, segundo ele, são as novas tecnologias, que permitem uma criação mais racional. "As cercas elétricas, por exemplo, diminuem o custo de produção a pasto e alguns medicamentos ajudam a controlar enfermidades", destacou em notícia do Cosmo On Line.

Entre as vantagens da produção de caprinos estão: a adaptação em áreas áridas, cerrados e encostas; a compatibilidade com bovinos e ovinos já que preferem arbustos e limpam as pastagens e poeiras; a gestação de cinco meses e o fato de fazerem até três partos a cada dois anos.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Maria Helena Alves Gomes Santos

Juazeiro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 13/07/2006

Na região de Juazeiro/BA a criação de caprinos e ovinos é uma realidade antiga. Muitos órgãos(SENAR, SEBRAE, CODEVASF) desenvolvem ações no sentido de modernizar as técnicas de criação.

Faço parte de uma Cooperativa de trabalho-COAPSERI que atualmente está desenvolvendo projetos, através da CODEVASF, nas áreas de caprinovinocultura e apicultura.

Para a nossa região criar estes animais é mais que uma forma de sobrevivência, é cultura e tradição; os criadores já estão mais conscientes da necessidade de planejamento da produção, melhoramento do rebanho, conservação de forragens pro periodo de estiagem, manejo sanitário, etc.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade