Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RO: governador apóia ovinocaprinocultura

postado em 27/10/2008

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Pelo menos 150 produtores participaram na manhã deste sábado (25), em Rolim de Moura, do primeiro Dia de Campo sobre Ovinocultura. O evento foi promovido pela Emater, com apoio da Secretaria da Agricultura, a pedido do produtor e deputado estadual Luiz Cláudio.

Este dia de campo foi de certa forma um fato histórico, porque a partir dele serão dados os primeiros passos para a criação de uma cadeia produtiva em Rondônia. Hoje não existe abatedouro específico ou sequer estatística quando ao potencial de consumo da carne de caprinos e ovinos em Rondônia, no entanto, a procura pelo produto e a demanda são latentes.

Para se ter uma idéia, os supermercados de Manaus pagam R$ 22,00 pelo quilo da carne de cordeiro e, em Rondônia, o preço chega para o produtor a R$ 15,00. O detalhe deste filão econômico é que não existe produção em escala de atacado, e por isso a preocupação do Governo do Estado em expandir a criação destes animais, que hoje é feito apenas em escala familiar.

De olho nesta nova fronteira econômica o deputado estadual Luiz Cláudio, que já é produtor de ovinos, pretende reunir o maior número de interessados para criar uma cooperativa na região da Zona da Mata, que poderá se estender às demais regiões com potencial produtor. "Neste momento a Emater passará a exercer um trabalho importante, pois ela tem condições de dar assistência técnica fornecendo informações sobre manejo, melhoramento genético e sanidade animal para produtores interessados em todo estado", comentou.

As informações são do site Rondonotícias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Henrique

Ji-Paraná - Rondônia - Estudante
postado em 28/10/2008

Acredito que o estado de Rondonia deve buscar mercados em outros estados. Principalmente porque a população de Rondônia é pequena, aproximadamente 1milhão e 300 mil habitantes. A procura por carnes de ovinos mesmo que aumente muito no estado, ainda sim seria pequena devido a baixa população.
O primeiro passo para formar uma cadeia produtiva foi dado, resta agora um abatedouro específico. O que dificulta este passo é a falta dos produtos padronizados ao longo do ano, interfirindo no consumidor final. Esta iniciativa foi ótima e acredito que com estudos econômicos,estatísticos e ajuda do governo poderemos formar uma cadeia no estado de Rondonia.

Marcos Antonio Pavelegini

Vilhena - Rondônia - Produção de ovinos
postado em 30/10/2008

Aqui na região do Cone Sul de Rondonia, temos muitos criadores, já com uma linhagem apurada e raças bem definidas. Seria necessário e muito importante se tivesse um frigorífico que abatesse estes animas, dando uma credibilidade de compra ao produtor, pois estes ficam com medo de produzir cordeiros, pois não tem pra quem vender em grande quantidade. Todo mundo que cria Ovinos esta esperando este projeto que seja realizado, é um sonho....

Alex Cicinato Paulino de Oliveira

Rio Branco - Acre - Indústria frigorífica
postado em 30/10/2008

O problema do frigorifico no estado de Rondônia está preste a ser resolvido. Porém, precisa-se de criadores bem informados e que realmente queiram produzir com qualidade.

Alan Burin Palu

Rio Branco - Acre - Produção de ovinos de corte
postado em 06/11/2008

Tudo isso e muito importante para dar valorização e incentivo ao produtor, para continuar acreditando na criaçao de ovinos.

Paulo Basileu de Oliveira

Natal - Rio Grande do Norte - Pesquisa/ensino
postado em 07/11/2008

No Rio Grande do Norte, existem excelentes planteis de ovinos, com uma genética voltda para melhorar a produção em escala de carne ovina. Com a derrubada do muro da Aftosa, estamos prontos para comercialização, intercambio, pois existem ótimos projetos, o proprio governo do Estado vem dando incentivo ao produtor com construções de abatedouros em vários munici­pios.


Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade