Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RO: Seagri quer incentivar desenvolvimento da ovinocultura no Estado

postado em 20/06/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com objetivo de conhecer e aprofundar conhecimentos para incentivar a produção de ovinos em Rondônia, o secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, solicitou aos técnicos da sua pasta a organização de um encontro durante a 34ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná (Expojipa), que ocorre entre 6 e 14 de julho, para debater o desenvolvimento da ovinocultura no Estado.

Na região sul do Estado a produção de ovinos é bastante acentuada, apresentando bons resultados. No município de Cerejeiras, por exemplo, a Cabanha Brandelero possui um plantel de 900 ovinos oriundos dos cruzamentos das raças Santa Inês e Dorper e de acordo com Pedro Brandelero proprietário da cabanha, os resultados são excelentes, com bons rendimentos de carcaça, ganho de peso e rusticidade.

Segundo Pedro Brandelero, o grande gargalo reside na falta de logística, abatedouro e incentivo aos pequenos produtores. Numa área de 2,5 hectares, com ração, pastos e silagem podem ser criados 300 carneiros que entre cinco e oito meses estão prontos para o abate com 15 quilos de carcaça. A comercialização é de aproximadamente R$12/quilo/carcaça.

Com um crescimento médio de 20% ao ano, a ovinocultura no Estado de Rondônia vem conquistando espaço principalmente entre os pequenos e médios produtores rurais. De acordo com a Gerência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, no último levantamento apresentado pela Agência Idaron em 2012, foram computados e registrados 145.904 ovinos em todo Estado.

As informações são do Governo de Rondônia, adaptadas pela Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade