Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: pesquisa avalia vantagens do confinamento de cordeiros

postado em 17/06/2011

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, pretende comprovar que o confinamento de cordeiros pode aumentar a produção. A ideia é garantir também a comercialização da lã e da carne, principalmente nos períodos em que o mercado não oferece esse tipo de produto.

O projeto está sendo desenvolvido em uma propriedade no interior de Dom Pedrito, na região da Campanha. No galpão de 100 metros quadrados fica o lote experimental de cordeiros de raças produtoras de carne, lã e de abate. Os animais que têm de cinco a sete meses de vida ficam 24 horas confinados e recebem somente ração duas vezes ao dia. Eles permanecem assim durante cinco semanas. A pesagem é realizada uma vez por semana e o ganho de peso comprovado é de 10 a 12 quilos. Se no mesmo período os cordeiros estivessem em campo nativo, o ganho seria em torno de cinco quilos.

Um dos principais objetivos do confinamento é utilizar pequenos espaços para aumentar a produção. A alternativa também contribui para a comercialização da carne ovina no período de entressafra.

Seis criadores fazem parte do projeto. O resultado da pesquisa será apresentado em julho.
Os custos com a estrutura do espaço e com a manutenção também são considerados. Gladis Corrêa, veterinária e coordenadora do projeto, explica que alimentação e permanência dos animais no confinamento também são avaliados. Depois, uma complementação será feita com a venda dos animais para o produtor aferir o custo fixo e o lucro com a venda.

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Sérgio Murillo Freire Barbieri

Dom Pedrito - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 18/06/2011

Ótima a iniciativa da ACODOPE(Associacão dos Criadores de Ovinos de Dom Pedrito) e   
Prefeitura Municipal, com a coordenadoria da UNIPAMPA   através da professora Gladis, disponibilizando mais uma ferramenta aos produtores e interessados na ovinocultura, ficamos na expectativa dos resultados. Grande abraco a todos envolvidos nesta pesquisa.
Sérgio Barbieri
Produtor

Marrolim

Jacupiranga - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 18/06/2011

O tipo de alimentação usado é uma informação de grande importancia prá todos.  A Equipe FarmPoint poderia nos passa-la, para o bom  proveito de todos.  

Délvio Luiz Rodrigues Berriel

Alegrete - Rio Grande do Sul - Ovinocultor
postado em 24/06/2011

Excelente iniciativa da Universidade.  Estaremos aguardando com expectativa o resultados.

Délvio Luiz Rodrigues Berriel

Alegrete - Rio Grande do Sul - Ovinocultor
postado em 24/06/2011

Excelente iniciativa da Universidade. Estaremos aguardando com expectativa os resultados obtidos. Tenho certeza que teremos informações preciosas  e de grande valia para o setor da ovinicultura .

eldar rodrigues alves

Curitiba - Paraná - governo
postado em 11/07/2011

Parabens ! Estaremos na expointer 2011 com borregos de 10 a 12 meses da raça POll dorset que tem caracteristica de ciclar o ano todo , essa tambem é uma caracteristica importante para produçao de cordeiros na entresafra

MILTON BRITO LIMOEIRO JUNIOR

Jequié - Bahia - Produção de caprinos de corte
postado em 19/07/2011

GOSTARIA DE SABER SOBRO OS RESULTADOS DESSE PROJETO, TAIS COMO CUSTO  E LUCRO POR CABEÇA, ALÉM DOS CUSTOS DE INSTALAÇÕES.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade