Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Secretaria da Agricultura participa de projeto de certificação de ovinos

postado em 14/06/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, participou, na última terça-feira (12), de encontro de produtores de ovinos da metade Sul do estado, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. Na ocasião, a secretaria assumiu compromisso de participar do projeto de certificação de animais portadores do gene Booroola. A reunião serviu para a troca de experiências sobre a introdução do gene Booroola nos rebanhos gaúchos, e também para dar encaminhamento ao processo de certificação dos ovinos portadores deste gene, garantindo maior segurança para a comercialização destes animais.

O gene Booroola propicia aos ovinos uma maior prolificidade, ou seja, a possibilidade de nascimentos múltiplos por ovelha, que conseguem gerar gêmeos, trigêmeos e até quadrigêmeos a cada parto.

O gene, que é natural, foi identificado em ovelhas da raça Merino na Austrália e trazido para o Brasil por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul na década de 1980.

A partir dos estudos realizados no Centro de Pesquisa, o gene foi introduzido em ovelhas, quando se verificou o potencial de duplicar o número de cordeiros desmamados por ovelha acasalada numa mesma área. Por volta de 2004, uma parceria com oito produtores proporcionou o início da criação comercial de ovinos com gene Booroola, disseminando a tecnologia a outras propriedades.

No encontro, organizado pela Embrapa, com apoio da Associação,Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO),Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Emater/RS, ficou acertado que as quatro entidades prosseguirão discutindo a forma de proceder a certificação, sendo que a Seapa, por meio do coordenador do Programa de Ovinocultura, José Galdino Garcia Dias, comprometeu-se a disponibilizar seus técnicos para a coleta de material dos animais nas propriedades rurais.

A matéria é da SAA, adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade