Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: Expointer receberá animais de outros estados

postado em 02/07/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O reconhecimento de dez estados livres de aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) levou a Secretaria da Agricultura do RS a liberar a participação de animais de outros estados na Expointer. Com isso, a expectativa dos organizadores é que o número de animais no Parque Assis Brasil seja maior em relação a 2007, quando participaram da mostra 6.100 exemplares.

O chefe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária do Departamento de Produção Animal, Fernando Groff, ressaltou que mesmo com a liberação, todos os participantes devem apresentar atestado negativo de outras doenças como tuberculose e brucelose, além do mormo eqüino.

A tendência é que a procura seja maior por parte de criadores de São Paulo e do Paraná, com ovinos e bovinos, além de eqüinos de Minas Gerais. "Ser premiado na Expointer, em um estado cuja base genética é européia, é um grande feito para quem vem de fora", comentou.

A preocupação agora é com a conseqüente falta de espaço para acomodar os animais.

Entre os ovinos, conforme a Associação de Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), são 820 baias. "Não temos limites de inscrições, se superar a capacidade dos pavilhões, caberá às associações de raça aplicar os critérios para corte, pois não há como aumentar a área", avisou o chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura José Arthur Martins.

Caso a procura seja muito grande, a alternativa no setor de ovinos será abrir as divisórias entre duas baias, para torná-las maiores e alocar pelo menos três animais, ao invés de dois. Em 2007, o número de ovinos passou de 1.000, mas não chegou a causar transtorno. "Vamos fazer de tudo para evitar o corte", informou o presidente da Arco, Paulo Schwab.

As inscrições de animais a galpão para a Expointer terminam na próxima sexta-feira (4). Para os animais rústicos seguem até 4 de agosto, informou notícia do Jornal do Comércio/RS.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade