Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Estudo: leite de cabra previne deficiência de ferro

postado em 03/08/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um estudo sobre os benefícios nutricionais do leite de cabra, comparado com o leite de vaca, na prevenção da deficiência de ferro pode demonstrar que este produto é muito benéfico para a saúde humana, informou reportagem de Alex McNally para o site Dairy Reporter.

A pesquisa, feita pelo Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada (UGR), descobriu que o leite de cabra não somente ajuda a prevenir a anemia ferropriva - por deficiência de ferro -, mas também, combate a desmineralização dos ossos (enfraquecimento dos ossos).

O estudo, conduzido pelo pesquisador Javier Castro e supervisionado pelos professores Margarita Campos, Inmaculada Aliaga e José Alférez, focou na comparação entre as propriedades nutricionais do leite de cabra e o de vaca.

Ambos os tipos de leite tinham teor normal de cálcio e foram enriquecidos com cálcio e testados para biodisponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio em ratos.
 
Os animais que consumiram leite de cabra tiveram melhores níveis do hormônio paratireoideano (PTH), um hormônio que regula o balanço de cálcio. Isso porque, segundo os pesquisadores, o leite de cabra tem maior biodisponibilidade de ferro, cálcio, fósforo e magnésio.
 
Castro disse que a inclusão do leite de cabra com quantidade normal e dobrada de cálcio na dieta "favorece a utilização digestiva e metabólica do ferro, cálcio e fósforo e seus depósitos nos órgãos alvo - partes do organismo para as quais esses minerais são preferencialmente mandados - envolvidos em sua regulação homeostática".
 
De acordo com esta pesquisa, todas as conclusões revelam que o consumo regular de leite de cabra auxilia no metabolismo de minerais. "[O consumo regular] teve efeitos positivos no metabolismo de minerais, recuperação da anemia ferropriva e mineralização óssea em ratos. Além disso, e diferentemente das observações no leite de vaca, seu enriquecimento com cálcio não interfere na biodisponibilidade dos minerais estudados".

Entretanto, os pesquisadores disseram que outros estudos em humanos ainda são necessários.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Marcelo Ferreira Fernandes

Natal - Rio Grande do Norte - Pesquisa/ensino
postado em 19/02/2008

O leite de cabra utilizado nessa pesquisa era enriquecido com ácido fólico? Caso não tenha sido, como essa recuperação na anemia aconteceu já que o ácido fólico auxilía no combate a anemia e o leite de cabra é deficiente nesse mineral.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade