Você está em: Comunidade > Galeria de fotos

Cruzamento Romanov x White Dorper

Por João Monteiro da Gama - publicado em 18/03/2012

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir
Download
Foto: João Monteiro da Gama
Cruzamento Romanov x White Dorper. Produzir uma ovelha rústica, deslanada e prolífica.
2 cordeiros desmamados por ovelha mantida no rebanho.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários:

João Monteiro da Gama

Arandu - São Paulo - Produção de leite
publicado em 25/03/2012

Avaliação de raças ovinas de lãs e de pêlo em sistemas de Alto- e de Baixo-input de produção:
Introdução: Dois importantes objetivos da produção comercial de carne ovina são aumentar a taxa reprodutiva (cordeiros vendidos anualmente no mercado por ovelha mantida no rebanho) e diminuir a necessidade de mão-de-obra. A realização de ambos os objetivos simultaneamente aumentaria significativamente a praticidade e a rentabilidade da produção comercial de ovinos. Pesquisas feitas pela USMARC documentam o excepcional desempenho reprodutivo de ovelhas cruzadas Romanov. As raças de pêlo expressam atributos de "fácil-manejo" (adaptação, resistência, tolerância a parasitas, e a não necessidade de tosquia) e podem produzir bem com necessidades mínimas de mão-de-obra. O objetivo era avaliar raças de lã (Dorset e Rambouillet) e raças de pêlo (Dorper, Katahdin e White Dorper) para medir sua habilidade em complementar o potencial reprodutivo da raça Romanov em dois sistemas de produção distintos. Reprodutores das cinco raças foram juntados às ovelhas Romanov para produzir cinco tipos de ovelhas cruzadas. A produção destas ovelhas cruzadas foram avaliadas com 1, 2 e 3 anos de idade em cada sistema de produção. No sistema de alto input, trabalho e alimentação foram fornecidos para os borregos nascidos em um galpão fechado e as ovelhas foram limitadas a amamentar apenas dois cordeiros, com os cordeiros adicionais sendo criados com aleitamento artificial. As ovelhas no sistema de baixo-input pariram à pasto e eram responsáveis pela criação de todos os cordeiros paridos. Neste sistema, nenhum trabalho ou alimentação suplementar foram fornecidos até o desmame.
Resultados: Um total de 830 ovelhas cruzadas Romanov produziram um total de 4.171 cordeiros em 1.962 parições num total de 2.172 ovelhas expostas à duas raças terminais (Suffolk, Texel). Os resultados principais da experiência são mostrados no gráfico abaixo (WD = White Dorper, DP = Dorper, KD= Katahdin, DS = Poll Dorset, e RB = Rambouillet).
As ovelhas do sistema de produção de alto-input foram cobertas em outubro, tendo obtido prolificidade maior do que as ovelhas cobertas em dezembro para o sistema de produção de baixo-input. Entretanto, a mortalidade de cordeiros foi similar entre os dois sistemas, que diferiram extremamente no trabalho, na alimentação e nas instalações. Os cordeiros produzidos no sistema de alto-input receberam alimentação concentrada desde o nascimento e foram mais pesados em 24 semanas da idade do que os cordeiros produzidos no sistema de baixo-input. Estes resultados conduziram ao maior peso total das crias em 24 semana no sistema de alto-input do que no de baixo. Esta informação pode ser usada pelos produtores para decidir que tipo de sistema de produção é o mais rentável para suas circunstâncias particulares. A produção total destes cinco tipos de ovelhas cruzadas foi elevada, com o Romanov sendo o elo comum entre todas as ovelhas testadas.

João Monteiro da Gama

Arandu - São Paulo - Produção de leite
publicado em 25/03/2012

Inesperadamente, o desempenho relativo dos tipos de ovelhas cruzadas não diferiu de forma importante entre os sistemas de produção. As ovelhas cruzadas de White Dorper com Romanov foram as mais produtivas em ambos os sistema de produção, talvez mais notadamente no sistema de baixo-input. Neste sistema, sem trabalho e abrigo no parto ou alimentação suplementar até a desmama, as ovelhas cruzadas das 5 raças com 3 anos de idade obtiveram média de 1,92 cordeiros introduzidos no mercado por ovelha exposta e 50% das ovelhas que pariram trigêmeos, desmamaram toda a sua prole. Estes resultados documentam que ovelhas prolíficas e sistemas de baixo-input podem ser combinados com sucesso desde que o cruzamento apropriado seja utilizado.

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade