A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Aditivos associados à cana-de-açúcar in natura e ensilada

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 25/08/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

Dependendo de decisões estratégicas, a cana-de-açúcar pode ser utilizada para a alimentação animal na forma de silagem ou in natura. Nas duas formas, a utilização de aditivos pode promover melhoras no processo fermentativo e na deterioração aeróbia (no caso da ensilagem), na frequência de cortes (in natura), no consumo voluntário, na digestibilidade, no desempenho animal.

O uso mais tradicional da cana-de-açúcar baseia-se no corte diário e fornecimento imediato da forragem fresca aos animais. A aplicação de aditivos químicos imediatamente após a colheita da forragem seguida de armazenamento em ambiente protegido, permite que se utilize o material cortado por um período mais longo, reduzindo-se a frequência de cortes e a necessidade de mão de obra e equipamentos. A utilização desses aditivos também pode ter implicações no valor nutritivo da forragem oferecida, uma vez que possuem ação hidrolítica sobre a parede celular das partículas de cana picada, alterando a composição da porção fibrosa.

A silagem de cana-de-açúcar pode se justificar pelo benefício logístico em comparação ao fornecimento in natura que exige operações de corte frequentes ao longo do período em que é utilizada. Para a silagem de cana a utilização de aditivos químicos e/ou inoculante é indispensável para evitar perdas qualitativas e quantitativas durante o processo de fermentação e após a abertura do silo. Sem essa adição, a ensilagem de cana-de-açúcar resulta em produtos de baixa qualidade, devido ao intenso desenvolvimento de leveduras e grande produção de etanol.

Para saber mais sobre esse assunto e as particularidades da utilização de aditivos associados a cana-de-açúcar in natura ou ensilada para a alimentação do rebanho, participe do Curso Online Cana-de-Açúcar para Alimentação Animal: produção, balanceamento de rações e desempenho, que terá início no dia 14 de setembro.

Os instrutores desse curso serão:
Thiago Fernandes Bernardes, Engenheiro Agrônomo pela UFLA. Mestre e Doutor em Produção Animal pela UNESP/Jaboticabal. Doutorado pela University of Turin (Itália) e pós-doutorado pela ESALQ/USP. Professor da UFLA.

Rafael Camargo do Amaral, Zootecnista pela UNESP/Jaboticabal, mestre e doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP, trabalhando na área de conservação de forragens e nutrição de ovinos e bovinos.

Patrick Schmidt, Zootecnista, Dr., Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, e editor do Portal da Ensilagem.

Gustavo Rezende Siqueira, Zootecnista pela UFLA, Doutor em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal, Pesquisador da APTA, Professor da UNESP/Jaboticabal. Especialista em nutrição e produção de bovinos, suplementação e conservação de forragens

Conheça a Programação Completa deste curso e inscreva-se agora mesmo!


Patrocínio: Lalsil Cana® - Katec Lallemand

A Katec Lallemand é uma empresa do Grupo Lallemand Inc.,especializada no desenvolvimento e produção de bactérias e leveduras probióticas e aditivos biológicos para silagens. Trabalha em parceria com mais de 70 universidades e instituições de pesquisa independentes em todo o mundo.

Lalsil Cana® é um inoculante desenvolvido pela Katec Lallemand em parceria com a ESALQ/USP, composto pelo Lactobacillus buchneri. É eficaz no controle de leveduras e fungos na silagem, diminuindo a produção de álcool e aumentando a estabilidade aeróbica.
 

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade