A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 08/09/2011

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que haja benefícios para ambas.

Nesse sistema é possível manter a terra ocupada por mais tempo do que em sistemas de agricultura convencional, pois após a colheita é possível utilizar a pastagem que se desenvolveu junto com a cultura.

Esse sistema pode ser também utilizado para agregar valor na reforma de áreas de pastagem, pois pode-se fazer a correção e adubação do solo para a lavoura, colhendo-se seus produtos e mantendo a pastagem em seguida por período indeterminado. Dessa forma se integra a nutrição da lavoura com a da pastagem, pois os nutrientes fornecidos na adubação da cultura que não forem exportados, permanecerão no solo e poderão ser absorvidos pela planta forrageira

Se a área for utilizada na safra seguinte para cultivo, pode apenas ser dessecada e sobre a palhada pode ser realizado o plantio direto, o que contribui para preservar a matéria orgânica e a estrutura do solo e auxilia no controle de emergência de plantas invasoras.

Nota-se portanto que a ILP, proporciona inúmeros benefícios por manter a terra ocupada, permitir a diversificação da produção, reduzir riscos de erosão devido ao plantio direto e manutenção da cobertura do solo e ser uma alternativa para reforma de pastagens.

Mas para se extrair os benefícios dessa integração, é preciso que se conheçam as formas de realização dessa integração e que se alinhe a prática da ILP com os interesses produtivos da propriedade.

Para auxiliar os que desejam conhecer como funciona a Integração Lavoura-Pecuária e como adequá-la a sua estratégia de produção, a AgriPoint realizará em parceria com a dois experientes consultores da Boviplan Consultoria Agropecuária, o curso online Integração Lavoura-Pecuária.

Os consultores responsáveis pela elaboração e tutoria no curso são:

Antony Hilgrove Monti Sewell, Engenheiro Agrônomo e mestre em nutrição animal pela ESALQ-USP, consultor em agropecuária há mais de 20 anos, atuando em vários estados brasileiros. Possui vasta experiência em projetos agropecuários, nutrição animal utilizando subprodutos agrícolas e produção de volumosos em sistemas de agricultura-pecuária. É sócio-diretor da Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

Andrea Brasil, Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP, com mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição. É sócia da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa que há 27 anos atua com consultoria em produção agropecuária. Na Boviplan, é coordenadora de projetos, auxiliando na elaboração e implantação de projetos relacionados à produção pecuária, integração lavoura-pecuária e integração agroindustrial.

Clique aqui e saiba mais sobre esse curso que abordará itens fundamentais para o sucesso da Integração Lavoura-Pecuária!

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Entre em contato com o autor deste post através do formulário abaixo!

(somente números, incluindo DDD)
Por favor digite o código de verificação contido na caixa ao lado:

1000 caracteres restantes

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade