A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Curso online cana-de-açúcar para alimentação animal: confira a entrevista com os instrutores

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 11/05/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

Para o sucesso da produção de ruminantes com a utilização de cana-de-açúcar na alimentação, é necessário conhecer a sua composição nutricional , saber identificar a melhor variedade de plantio e o ideal manejo do canavial, saber calcular o custo-benefício da utilização de aditivos para silagem ou cana in natura e aprender como balancear dietas para os animais. Para falar sobre esse assunto, os instrutores do curso online Cana-de-açúcar para Alimentação Animal concederam uma entrevista à AgriPoint.

Thiago Fernandes Bernardes é Engenheiro Agrônomo, Doutor em Produção Animal e atualmente é professor do Departamento de Zootecnia da UFLA, Lavras, MG.

Rafael Camargo do Amaral é Zootecnista, doutor em Ciência Animal e Pastagens e atualmente é especialista de produtos da DeLaval Brasil.

Gustavo Rezende Siqueira é Zootecnista doutor em Zootecnia e atualmente é professor do Programa de Pós-graduação da UNESP – Jaboticabal.

Patrick Schmidt é Zootecnista, doutor em zootecnia, atualmente é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, e editor do Portal da Ensilagem (www.ensilagem.com.br).

Confira a entrevista abaixo e saiba mais sobre o tema:

1. Quais os principais critérios que se deve considerar antes de escolher a variedade de cana de açúcar a ser utilizada?

A escolha da variedade é o ponto de partida para o sucesso na utilização da cana-de-açúcar. Como essa forragem é uma cultura semi-perene a sua implantação requer um elevado nível de investimento e este precisa ser diluído ao longo dos anos de utilização. Desta forma, uma vez errada a escolha da variedade o produtor vai precisar permanecer com esse erro durante muitos anos.

Sem dúvida alguma, o principal critério na escolha da variedade é a produtividade, acompanhado das características agronômicas, como: despalha resistência ao tombamento, tolerância a pragas e doenças entre outras. Uma vez escolhida uma cana-de-açúcar de alta produtividade, nós vamos avaliar as questões relacionadas à qualidade. Nesse critério os principais pontos são o teor de açúcar e a digestibilidade da fração fibrosa. Uma vez atendido estes pontos, dar-se-á o inicio para o sucesso na utilização da cana-de-açúcar para a alimentação animal.

2. Quais os principais benefícios na utilização de cana-de-açúcar para alimentação animal?

A cana-de-açúcar é um alimento volumoso rico em energia, e quando usado em dietas bem balanceadas proporciona um bom desempenho dos animais (produção de leite ou ganho de peso), próximo ao conseguido com outros volumosos como a silagem de milho. Porém, em virtude da alta produtividade conseguida em canaviais bem manejados, o custo da cana-de-açúcar está entre os mais baixos, o que proporciona redução no custo de alimentação dos animais.

Essa relação vai depender do custo dos alimentos concentrados na região. Como benefício adicional, o manejo de produção da cana é mais simples e flexível, com maior intervalo de colheita. O fato de a cana rebrotar após o corte reduz a necessidade de preparado do solo e plantio nos anos seguintes à implantação do canavial. Todos esses pontos devem ser considerados em conjunto na escolha por qual volumoso usar para o rebanho.

3. Quais são os principais erros cometidos nas fazendas que utilizam a cana para alimentação animal?

Muitos produtores visualizam variedades de cana que apresentam características regionais e as inserem em regiões que não são adaptadas, gerando descontentamento e abandono na produção da cultura. Outro fator muito discutido é com relação ao teor protéico desta cultura, o qual é muito baixo e por muitos tido como problema. Entretanto, sabemos e provamos que este fato não é problema, o qual é facilmente corrigido com formulação de ração.

Um dos grandes problemas encontrados em propriedades que utilizam cana-de-açúcar é compreender que este volumoso deve ser ajustado para várias dietas e não ser considerado como um substituto. Muitos produtores pensam que 10 kg de silagem de milho é o mesmo que 10 kg de cana-de-açúcar ou sua silagem, e na verdade não é! Na formulação com cana-de-açúcar não só consideramos teores de MS, FDN, PB e NDT, mais também devemos trabalhar com a efetividade física desse volumoso.

4. Qual a função dos aditivos para cana-de-açúcar in natura e ensilada? E sua viabilidade econômica?

Os aditivos são necessários, principalmente quando a cana-de-açúcar é ensilada, pois as perdas são consideradas elevadas durante o processo fermentativo desta cultura. Portanto, a função dos aditivos é otimizar a conservação do alimento. Como existem no mercado brasileiro vários aditivos que podem ser utilizados na ensilagem da cana-de-açúcar, nós abordaremos aos participantes do curso as principais características de cada um, tais como: Dose a ser aplicada, modo de aplicação, custo de aquisição e aplicação, definição da dieta em função do aditivo, entre outras.

Quanto à cana-de-açúcar in natura o foco será sobre a utilização ou não de aditivos químicos, ou seja, quando eles devem ser utilizados e quais são os seus efeitos sobre o valor nutricional do volumoso. Os participantes irão aprender, principalmente, sobre as particularidades do uso da cal microprocessada.

5. O que o aluno poderá aprender de mais importante neste curso?

O aluno irá contar com 4 instrutores com experiências distintas em várias fases do processo de produção, tanto da cultura, como da produção animal, o que agrega ao conteúdo preparado multidisciplinaridade. Os textos de leitura, os exercícios e os estudos de caso são materiais de consulta importantes para o dia a dia na propriedade.

Além disso, com experiência dos curso anteriores, cada participante poderá interagir com pessoas do Brasil e do exterior, o que gera discussão muito proveitosa e cria possibilidades de interação de conhecimentos.

6. Quem pode fazer este curso?

Este curso é destinado a produtores, técnicos, alunos de ciências agrárias e a todas as pessoas com interesse no uso da cana-de-açúcar para a alimentação animal. O curso abordará de forma simples e direta os detalhes relacionados a produção da cana-de-açúcar, seu uso na forma in natura e ensilada e a confecção de dietas para bovinos de leite e corte, caprinos e ovinos. Como a abordagem é simples e com foco prático, o curso não requer que o participante tenha conhecimentos agronômicos e zootécnicos aprofundados. Enfim é um curso para quem usa ou quer começar a usar a cana-de-açúcar na alimentação animal.

O curso online Cana-de-açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho está com inscrições abertas. Para conhecer melhor o conteúdo e fazer sua inscrição, clique aqui!

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade