A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Por que e como selecionar geneticamente seu rebanho de ovinos de corte?

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 24/10/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

A seleção animal tem mudado significativamente durante as últimas décadas. Ao longo do tempo o processo de seleção sofreu uma transformação com o advento da informática e com o desenvolvimento de tecnologias que possibilitaram a transição entre o processo seletivo baseado na observação e nos aspectos visuais para métodos onde as características objetivas e ligadas diretamente à produção puderam ser priorizadas, de maneira a possibilitar a identificação de animais com maior potencial produtivo

Existem muitas razões para esta mudança. Parte considerável das empresas e propriedades que se dedicam à genética animal tem lançado mão dos princípios científicos, embora os efeitos variem entre espécies, os princípios proporcionam o mesmo tipo de benefício. A observação tem sido complementada e em muitos casos substituída pela mensuração, e a intuição tem sido embasada por cálculos e predições estatísticas. O rápido desenvolvimento das ferramentas computacionais influencia diretamente a coleta de dados e as avaliações genéticas das informações de diferentes populações possibilitando a comparação entre animais dentro dos rebanhos, entre rebanhos, raças e mesmo entre populações de diferentes países. Outra grande justificativa refere-se à introdução da biotecnologia (genética molecular) e das técnicas reprodutivas para disseminação do material genético oriundo dos processos de seleção (inseminação artificial), tais tecnologias possibilitaram maior precisão nos processos e redução de custos e, sobretudo, tempo envolvido com a seleção e multiplicação dos animais com maior mérito genético.

Essas mudanças podem ter impacto positivo no setor produtivo, pois as ferramentas de seleção podem ser implementadas no sistema produtivo de qualquer ovinocultor que deseje aprender sobre elas e aplicá-las. Para isso é preciso primeiro que o produtor se conscientize da importância da seleção com base em dados e busque conhecimento para realizá-la. Utilizando-se o conhecimento e as ferramentas corretas, os ovinocultures podem selecionar seus animais para terem ao longo do tempo animais cada vez mais produtivos em seu sistema de produção, podendo atingir ganhos significativos ao atrelar esse melhoramento a práticas adequadas de manejo.

É fundamental que a cadeia produtiva de ovinos no Brasil aceite que os programas de seleção e melhoramento genético têm um papel crucial em sua estrutura, assim como a nutrição, a sanidade, o processamento e etc. Propriedades rurais, raças, processadores, distribuidores e mesmo a economia são influenciados pelos aspectos ligados aos programas de seleção, além disso, este é o único fator capaz de promover aumento da produção e da produtividade com redução da utilização de recursos e respeito ao meio ambiente. O compromisso dos envolvidos com a genética de produção é importante e deve ser encarado com seriedade.

Aos que desejam se atualizar sobre as ferramentas de melhoramento genético disponíveis e encarar o compromisso com o aumento produtivo através da seleção de animais, a AgriPoint realizará em novembro o curso online  Melhoramento genético, raças e cruzamentos em ovinos: implicações para o sistema produtivo. O curso foi eleborado e será ministrado por Bruno Fernandes Sales Santos que é  Zootecnista, Mestre em Nutrição e Produção Animal pela UNESP-Botucatu, Diretor da Áries Reprodução e Melhoramento Genético Ovino Ltda.



Se você atua ou pretente atuar na produção de ovinos de corte e precisa se atualizar sobre melhoramento genético, inscreva-se agora mesmo.

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade