A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Princípios da Nutrição de Ovinos e Caprinos de Corte: confira a entrevista com Rafael Amaral

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 10/04/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

A alimentação é um dos fatores de maior importância em qualquer sistema de produção animal pois por meio dela são fornecidos os nutrientes necessários para manutenção e produção dos animais. Entretanto, os gastos com alimentação podem alcançar 80% dos custos de produção, situando-se normalmente entre 50 a 60%, tornando-se fundamental a escolha criteriosa dos alimentos. Para falar sobre esse assunto, Rafael Camargo do Amaral, zootecnista, doutor em Ciência Animal e Pastagens, concedeu uma entrevista ao FarmPoint.

Rafael desenvolvendo trabalhos na área de conservação de forragens, aditivos na ensilagem e nutrição de ruminantes consumindo volumosos conservados, e também é instrutor do curso online Princípios da Nutrição de Ovinos e Caprinos de Corte. Confira a entrevista e saiba mais sobre o tema:

Quais são as principais diferenças no hábito alimentar de ovinos e caprinos?

Uma grande diferença existe entre os pequenos ruminantes e grandes ruminantes. Caprinos e ovinos possuem maior mobilidade labial e, dessa forma, são animais mais seletivos. Assim, o manejo da pastagem, bem como, da ração de animais confinados é fundamental para garantir que o que estamos ofertando ao animal, seja o que realmente ele está ingerindo. Além disso, ovinos e caprinos apresentam comportamento diferente aos dos bovinos, principalmente por uma característica corporal (maior proporção de sistema digestivo por tamanho corporal), o que também interfere no hábito alimentar desses animais.

Como a adequada taxa de lotação e a escolha da espécie forrageira interferem positivamente na produtividade dos animais?

A opção por sistemas de produção em pastagens requerem técnicas que permitam maximizar produção não só dos animais, como também das pastagens, sendo esses fatores interdependentes e o encontro de seu ponto de equilíbrio é o que vai gerar a maior lucratividade da produção. Tanto a taxa de lotação como a escolha de determinada espécie são ferramentas que podem auxiliar para obtenção de resultados positivos.

Um fato importante é ter em mente que não existe espécie forrageira ideal ou "milagrosa", porém os pequenos ruminantes necessitam de forrageiras de porte médio - baixo. Quando se fala em taxa de lotação adequada, fala-se em manejo correto da pastagem.

Quais são os volumosos suplementares mais utilizados na criação de ovinos e caprinos?

Os volumosos suplementares recomendados para pequenos ruminantes são os mesmos utilizados para bovinos. Capineiras, cana-de-açúcar, silagem e feno são recomendados, sendo que cada um deverá ser destinado a determinada categoria animal, ou seja, dentre os volumosos suplementares pode haver opção por qualidade como também por produtividade. Hoje o feno é adotado com grande frequência, entretanto a ideia é mostrar que não somente o feno, mais muitos outros volumosos suplementares podem ser utilizados com eficiência na produção de ovinos e caprinos.

Pensando em matrizes e reprodutores, como deve ser a estratégia nutricional para a obtenção da máxima produção?

A máxima produção animal é alcançada quando o indivíduo tem a oportunidade de expressar seu potencial genético. Do ponto de vista alimentar, a máxima produção será alcançada quando o animal for alimentado de forma que sua exigência nutricional seja atingida. Aqui nós entramos em um assunto de extrema importância na nutrição animal. O produtor precisa alcançar a máxima produção animal com a máxima eficiência econômica. Para atingir este objetivo, o que não é fácil, é preciso conhecimentos sobre os alimentos e as melhores estratégias para utilizá-los na alimentação do rebanho.

O que os alunos poderão aprender de mais relevante neste curso?

O grande objetivo do curso é integrar conhecimentos de nutrição que vão desde o conhecimento de uma análise de valor nutritivo do alimento, passando por técnicas que auxiliem na tomada de decisão dentro da propriedade e por final conhecendo as exigências dos animais aplicados a cada categoria de animal. Uma grande oportunidade que temos visualizado nos cursos anteriores é a grande interação entre os alunos, gerando discussões salutares e maximizando o aprendizado do aluno.

O curso online Princípios da Nutrição de Ovinos e Caprinos de Corte já está com matrículas abertas. Para conhecer mais sobre o conteúdo do curso e fazer sua inscrição, clique aqui!

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade