A AgriPoint é especializada na formação de comunidades online focadas no agronegócio.

Site oficial:

Piracicaba - São Paulo

(19) 3432-2199

Produção de Eucalipto: visão geral do mercado

Por AgriPoint Consultoria Ltda, FarmPoint - postado em 23/01/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir

 

O eucalipto, utilizado principalmente para produção de celulose e papel, é cortado aos 7 anos de idade, num regime que permite até 3 rotações sucessivas e econômicas, com reformas aos 21 anos. No caso de manejo de florestas para produção de madeira a rotação pode chegar ate 25 anos.

De ocorrência natural na Austrália, o gênero Eucalyptus possui mais de 600 espécies que se desenvolvem em condições diversas de solo e clima. A maioria das espécies conhecidas são árvores típicas de florestas altas atingindo entre 30 a 50 metros de altura e de florestas abertas, com árvores menores, entre 10 e 25 metros de altura.

A madeira oriunda de florestas plantadas é utilizada principalmente para produção de chapas, lâminas, compensados, aglomerados, carvão vegetal, madeira serrada, celulose e móveis. Outros produtos também podem ser obtidos, como por exemplo, óleos essenciais e mel.

O comércio internacional de produtos de origem florestal tem se comportado de forma bastante positiva ao longo da última década. Entre 1991 e 2003, a taxa média de crescimento do comércio internacional desses produtos atingiu 2,7% ao ano. Isso é resultado do aumento da demanda internacional aliado à intensificação do processo de globalização.

Nos últimos anos, o Brasil ganhou espaço no mercado internacional de produtos de origem florestal. No início dos anos 90, a participação do Brasil nas exportações mundiais não ultrapassava 1,7%. Em 2005, o Brasil contribuiu com cerca de 4,6% das exportações mundiais. Isso reflete basicamente o forte crescimento das exportações brasileiras ocorrido desde a década de 90.

Entre 1991 e 2003 a taxa média de crescimento das exportações brasileiras de produtos de origem florestal foi 10,1% ao ano. Já em 2005, as exportações atingiram a cifra de US$7,4 bilhões, o que representa 6,2% do montante total exportado pelo Brasil. Além disso, os produtos de origem florestal contribuem com 14,2% do superávit da balança comercial brasileira.

Em se tratando de produtos de florestas plantadas, o Brasil figura como o maior exportador mundial de compensados de pinus e o maior exportador mundial de celulose de fibra de eucalipto. Houve uma profunda mudança no mercado de madeira processada. Em 1998, apenas 14% do volume total produzido era exportado. Em 2004, essa proporção atingia 36%.

Entenda os aspectos econômicos da atividade florestal de plantio de eucalipto. O Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos tem início no dia 25 de janeiro e já está com inscrições abertas. Faça a sua agora mesmo!

Clique aqui e veja a programação completa deste curso, que tem como instrutores dois profissionais experientes no setor florestal: Alexandre Barboza Leite, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), especializado em silvicultura e manejo de solos e sócio-diretor da Teca Consultoria e Empreendimentos Florestais, e Marcelo Lavras Trapé, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), com MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP e sócio-diretor da Agro Consulting Ltda.

Conheça também outros Cursos Online AgriPoint.

 

Opinião

O texto deste colunista não reflete necessariamente a opinião do site FarmPoint.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes

Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade