Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina: criação de um programa de carne ovina

postado em 21/07/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As províncias patagônicas da Argentina, bem como o restante do país, avançarão na elaboração de um Programa de Carne Ovina visando aumentar a exportação do produto com certificação de origem para diferentes mercados do mundo.

Os representantes dos Estados patagônicos e as autoridades da Secretaria de Pecuária da Argentina se reuniram na semana passada em Buenos Aires para começar a definir os aspectos e delineamentos de um programa de produção. Esse encontro foi encabeçado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Lorenzo Basso, e contou com a presença de um representante da Província de Río Negro, Daniel Lavayén, assim como representantes regionais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), do Programa Lei Ovina Patagônica, da Universidade de Buenos Aires e da indústria frigorífica.

No marco desse encontro se determinou avançar, sob determinados delineamentos, na elaboração de um programa específico de Carne Ovina Patagônica que atenda aos aspectos de curto, médio e longo prazo, visando fundamentalmente o fortalecimento do setor e uma produção sustentada para atender a demanda de mercados internacionais.

Nesse aspecto, serão definidas áreas de produção de carne e se fortalecerá o selo de Carne Ovina Patagônica com o qual se vem exportando desde a década de noventa, principalmente aos mercados europeus. Também se trabalhará no aproveitamento de áreas como os vales irrigados para a produção de carne, de forma que serão definidas medidas que permitam aumentar o número de animais destinados ao abate.

Lavayén disse que se avançará na definição de um programa permanente que contemple todos os aspectos necessários a partir das diferentes experiências existentes, inclusive aquelas às quais são submetidas as províncias patagônicas, como recorrentes fenômenos climáticos adversos. Ele disse que também se trabalhará em planos de fortalecimento da indústria frigorífica regional, dizendo que "hoje a carne ovina conta com uma cota de exportação similar à Cota Hilton com valores interessantes e que, a partir dos atuais índices de exportação, essas poderiam aumentar substancialmente".

Lavayén destacou que na elaboração desse Plano serão convocados todos os membros do setor, particularmente os produtores através de suas entidades, órgãos técnicos, entidades cooperativas e estados nacional e provincial. Se definiu um próximo encontro para a primeira quinzena de agosto para continuar avançando nas definições desse programa.

A reportagem é do Noticiasnet.com.ar, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade