Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Uruguai busca acordo "light" com EUA

postado em 03/10/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Visando exportar mais carne e laticínios, entre outros produtos, o Uruguai tenta definir um acordo 'light' com os EUA. Ariel Palacios, do O Estado de S.Paulo, informou que as negociações em Montevidéu começaram ontem. Nos últimos dois anos, os EUA tornaram-se o principal mercado para as exportações uruguaias.

A modalidade de acordo 'light' foi o caminho tomado pelo Uruguai depois que o presidente Tabaré Vázquez concluiu que não seria possível o plano original, que implicava em um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os países.

A possibilidade de um acordo que passaria por cima do Mercosul irritava setores da coalizão de governo, a Frente Ampla, de centro-esquerda, e sindicatos, que prometiam protestar caso Vázquez avançasse no livre comércio com os EUA.

Vázquez ressaltou que o acerto 'não machucará o coração do Mercosul'. Ele disse que o acordo só 'facilitará o intercâmbio de alguns bens' e não entra no âmbito alfandegário.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Jorge Ernesto Macedo Geisel

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - consultoria jurídidca
postado em 03/10/2006

Manter o Uruguai preso aos ditames de um Mercosul de fancaria, com um vizinho continental gigantesco, e que teima em não crescer sua economia, não deixa muita alternativa ao presidente Vásquez. A gritaria interna apenas demonstra o grau de insanidade ideológica que avassala a América do Sul.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade