Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Cadeia Produtiva > Entrevistas

Clayton Quirino Mendes e Rafael Camargo do Amaral dão dicas importantes para a formulação de dietas para ovinos e caprinos

postado em 19/07/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Clayton Quirino Mendes é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP e doutor em Ciência Animal pela mesma universidade. É colunista da seção Pastagem do FarmPoint e desde 1999 desenvolve projetos na área de nutrição junto ao Sistema Intensivo de Produção de Ovinos e Caprinos (SIPOC), do departamento de Zootecnia da ESALQ).

Rafael Camargo do Amaral é zootecnista e atualmente doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq/USP, onde desenvolve pesquisas na área de conservação de forragens e nutrição de ruminantes.

Os dois profissionais são instrutores de Cursos Online da AgriPoint, e destacam na entrevista os principais pontos sobre os princípios da nutrição de ovinos e caprinos e dão dicas de sucesso para a formulação de dietas. Confira abaixo!

FarmPoint - Qual o principal erro cometido na alimentação de ovinos e caprinos?

O principal problema na nutrição de ovinos e caprinos é o uso de uma alimentação que não atende de forma adequada as exigências nutricionais dos animais. Muitas vezes os animais são subnutridos e os índices zootécnicos são muito baixos. O inverso também pode ocorrer. Existem casos em que o rebanho recebe uma alimentação que excede as exigências dos animais. Nesse caso, o custo com alimentação será elevado e o produtor estará desperdiçando um bem precioso dentro do sistema de produção, a comida. O pior quadro que encontramos, e com muita frequência, é a combinação destes dois erros.

FarmPoint - Qual é o fator limitante para o sucesso do manejo nutricional de ovinos e caprinos?

Para que seja alcançado sucesso no manejo nutricional do rebanho é necessária uma combinação de fatores ligados ao alimento e ao animal. O produtor, além de conhecer as potencialidades dos seus animais, precisa ter noção das peculiaridades relacionadas ao comportamento dos ovinos e dos caprinos, saber diferenciar as categorias que compõem o rebanho. etc. Além disso, é de extrema importância conhecer os alimentos que serão utilizados na nutrição dos animais, suas potencialidades e limitações.

FarmPoint - Pensando em matrizes e reprodutores, como deve ser a estratégia nutricional para a obtenção da máxima produção?

A máxima produção animal é alcançada quando o indivíduo tem a oportunidade de expressar seu potencial genético. Do ponto de vista alimentar, a máxima produção será alcançada quando o animal for alimentado de forma que sua exigência nutricional seja atingida. Aqui nós entramos em um assunto de extrema importância na nutrição animal. O produtor precisa alcançar a máxima produção animal com a máxima eficiência econômica. Para atingir este objetivo, o que não é fácil, é preciso conhecimentos sobre os alimentos e as melhores estratégias para utilizá-los na alimentação do rebanho.

FarmPoint - Porque o produtor deve se preocupar com a estratégia de alimentação utilizada para animais jovens?

A preocupação deve estar presente em todas as categorias de animal, pois o sucesso de cada período/fase da produção depende do que foi executado no momento anterior. Por exemplo: o peso de nascimento das crias é reflexo direto do manejo nutricional imposto às ovelhas durante o período de gestação. Com relação aos animais jovens, a atenção deve ser redobrada, pois estes animais estão em pleno crescimento e são altamente exigentes do ponto de vista nutricional. No caso de sistemas de produção de carne, a preocupação com a alimentação dos cordeiros é prioridade, uma vez que estes serão, dentro de pouco tempo, o produto final que será comercializado. Já no caso das borregas, estas serão comercializadas como matrizes ou utilizadas para reposição como futuras matrizes do próprio criador. Veja que a responsabilidade que temos com relação à nutrição do rebanho e o peso deste fator para o sucesso produtivo e, sobretudo econômico da atividade são muito elevados e jamais poderão ser negligenciados. Erros na nutrição do rebanho custam caro ao produtor, muito mais do que ele normalmente imagina.

FarmPoint - Este ano os preços dos grãos recuaram e assim o produtor também deve conseguir formular uma dieta mais barata. Você acha que é uma boa estratégia investir mais na suplementação dos animais?

Investir na suplementação/alimentação dos animais é, e sempre será uma ótima estratégia, seja na forma de investimentos em sistemas de produção de pastagens, confinamento ou a combinação de ambos. Estas decisões é que precisam ser tomadas de forma consciente e planejadas pelo criador. Adquirir conhecimentos dos sistemas de produção e dos fatores condicionantes do mercado. Auxiliam no planejamento da produção. Se considerarmos que o preço do milho está mais barato este ano, podemos trabalhar com formulação de rações mais energéticas para as categorias mais exigentes, como cordeiros em crescimento, por exemplo, e reduzir a idade de abate.

FarmPoint - Quais são as principais diferenças no hábito alimentar de ovinos e caprinos?

Uma grande diferença existe entre os pequenos ruminantes e grandes ruminantes. Caprinos e ovinos possuem maior mobilidade labial e, dessa forma, são animais mais seletivos. Assim, o manejo da pastagem, bem como, da ração de animais confinados é fundamental para garantir que o que estamos ofertando ao animal, seja o que realmente ele está ingerindo.

FarmPoint - Como a adequada taxa de lotação e a escolha da espécie forrageira interferem positivamente na produtividade dos animais?

Um fato importante é ter em mente que não existe espécie forrageira ideal ou "milagrosa", porém os pequenos ruminantes necessitam de forrageiras de porte médio - baixo. Quando se fala em taxa de lotação adequada, fala-se em manejo de pastagem, ou seja, o objetivo é ter a pastagem de forma que não prejudique tanto o desempenho animal como o desenvolvimento e perenicidade do pasto.

FarmPoint - Quais são os volumosos suplementares mais utilizados na criação de ovinos e caprinos?

Os volumosos suplementares utilizados e recomendados para pequenos ruminantes são os mesmos do que aqueles para bovinos. Capineiras, cana-de-açúcar, silagem e feno são recomendados, sendo que cada um deverá ser destinado a determinada categoria animal, ou seja, dentre os volumosos suplementares pode haver opção por qualidade como também por produtividade.

FarmPoint - Quais os principais cuidados necessários no confinamento dos animais?

Muitos são os cuidados que devem ser tomados no confinamento dentre eles aqueles ligados a genética, alimentação e sanidade. A homogeneidade de lotes é extremamente importante para maximizar o desempenho dos animais. Com relação à alimentação, um dos fatores é a ração total apresentar partículas homogêneas para evitar seleção. Na minha opinião o mais importante: fazer contas antes de iniciar um confinamento e verificar viabilidade econômica. Apesar de rentável é necessário explorar a maximização do lucro.

FarmPoint - O que os alunos poderão aprender de mais relevante neste curso?

Os alunos terão oportunidade de partir do princípio básico da nutrição de ovinos e seguir pelos módulos de pastagens e volumosos suplementares e chegar até o animal confinado. Além das aulas e textos as discussões são bastantes interessantes para agregar conhecimentos.

Empregar as técnicas corretas no manejo nutricional e na formulação de rações é uma medida importante para atender as necessidades específicas de cada categoria animal e utilizar ingredientes que reduzam os custos com alimentação, sem afetar o desempenho e a eficiência produtiva do sistema.

Destinado a profissionais que estão iniciando uma produção de ovinos e caprinos de corte, ou que já têm vivência com a atividade, aprenda neste treinamento como balancear corretamente a alimentação do rebanho, conhecendo as alternativas de volumosos para o período seco do ano, o manejo nutricional ideal para as diferentes categorias animais e os ingredientes que devem ser usados na composição da dieta dos ruminantes.

Para saber mais sobre esse assunto e as particularidades dos princípios da nutrição de ovinos e caprinos de corte, participe do curso que terá início no dia 29 de julho.

Conheça a programação completa desse curso!

Faça sua inscrição agora mesmo!

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade